A cultura da cana-de-açúcar tem vários aspectos importantes para ter uma safra com boa produtividade e lucratividade.
Mas, não devemos somente analisar e discutir aspectos da implantação do canavial e dos tratos culturais da cultura, também é necessário verificar a qualidade da matéria-prima que é entregue na indústria.
Perdas com a qualidade refletem em redução do lucro da sua empresa rural, assim de nada adianta somente planejar e analisar as operações e insumos dos tratos culturais, também precisamos verificar os fatores relacionados à qualidade.

Neste texto vamos discutir mais sobre este tema. Confira abaixo!
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Principais Fatores que Afetam a Qualidade da Cana-de-Açúcar
- 1. Qualidade da Cana-de-Açúcar
- 2. Fatores que Afetam a Qualidade da Cana-de-Açúcar
- 3. Como Minimizar as Perdas em Relação a Qualidade da Cana-de-Açúcar
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Qualidade da Cana-de-Açúcar
Quando falamos em qualidade já vem à cabeça uma característica boa de algo, sendo um grau de algo adquirido e esperado. Mas, e quando falamos de qualidade da cana-de-açúcar, você sabe o que é?
Qualidade da cana-de-açúcar engloba características físico-químicas e microbiológicas dessa matéria-prima, que podem afetar, significativamente, a recuperação deste açúcar na fábrica e a qualidade do produto final (Embrapa).
Antes qualidade da cana era apenas determinada por sacarose (POL), hoje em dia, como vimos da definição acima, já engloba muitas coisas, como fatores relacionados a composição da cana e a outros fatores externos, assim descritos e divididos em:
- Fatores intrínsecos: fatores relacionados a composição da cana como sacarose, fibra, amido e outros, esses são relacionados a variedade, clima, pragas, solo, tratos e outros;
- Fatores extrínsecos: fatores relacionados a materiais estranhos ao colmo como solo, restos culturais, pedregulhos, plantas daninhas e outros.
Como descrito, a qualidade da cana envolve muitos fatores e dependem de uma série de pontos tanto internos a planta como externo, por isso, é muito importante esse tema na cultura da cana-de-açúcar e se atentar a reduzir esses fatores negativos que afetam a qualidade da matéria-prima.
Agora que discutimos sobre qualidade da matéria-prima, você sabe quais são os principais fatores que afetam essa qualidade?

Fatores que Afetam a Qualidade da Cana-de-Açúcar
No planejamento e na gestão agrícola da sua fazenda de cana-de-açúcar não se preocupe apenas com as operações e custos, também é necessário verificar a qualidade da matéria-prima.
Vários fatores afetam a qualidade, como discutimos acima, esses podem ser fatores relacionados a própria planta e fatores externos.
A própria variedade da cana pode afetar a qualidade, há variedades que tem maior teor de fibras que outras, além disso, algumas variedades podem florescer se colhidas no final de safra e isso também interfere a qualidade.
Ou seja, é um efeito da variedade e do clima, pois o clima pode afetar bastante a matéria-prima.
Outro fator que afetar a qualidade é a isoporização, que também é dependente da variedade e do clima.
Fatores que muitas vezes não discutimos como negativos a qualidade da matéria-prima são as pragas, doenças e daninhas. Normalmente, associamos esses fatores apenas a perda de produção da cana-de-açúcar.
A broca da cana e a cigarrinha são pragas que reduzem o TCH pelos danos que causam na cultura, mas também reduzem o ATR, impactando diretamente a qualidade.
Além disso, as galerias que a broca deixa na cana podem favorecer a entrada de fungos que também afetam a extração de açúcar na indústria.
As doenças podridão vermelha, causada por Colletotrichum falcatum, e estria vermelha, causada por Acidovorax avenae, causam redução de produtividade e perdas em ATR de até 30%.
As plantas daninhas também são fatores que afetam a produtividade do canavial, mas também impactam na colheita, elevam a quantidade de impureza vegetal que é levado para a indústria.
A operação de colheita pode afetar a qualidade da cana, isso pode ocorrer pela velocidade da colheita e altura de corte, o que pode levar para indústria mais impurezas como solo, pedras, restos culturais, tendo impurezas vegetais e minerais.
Essas impurezas na indústria prolonga o processo de fabricação de etanol e açúcar e ainda causa desgastes desnecessários nos equipamentos da fábrica, além de poder ter um produto final com menor qualidade.

Assim, resumindo, alguns fatores que afetam a qualidade da matéria-prima da cana-de-açúcar são:
- Variedade;
- Clima;
- Pragas e doenças;
- Plantas daninhas;
- Florescimento;
- Isoporização;
- Geada;
- Impurezas: que ocorrem na colheita pela velocidade, altura de corte, extratores, entre outros (impurezas minerais e vegetais);
- Entre outros fatores.
Como Minimizar as Perdas em Relação a Qualidade da Cana-de-Açúcar

Dos fatores que afetam a qualidade da matéria-prima e ATR que discutimos no tópico acima, alguns podemos atuar para minimizar as perdas.
Para pragas, doenças e plantas daninhas é necessário realizar um bom manejo adequado para cada necessidade, com isso, reduz a interferência na qualidade e também na produção da cana.
Outro ponto importante é a qualidade da colheita que interfere muito nas impurezas vegetais e minerais que são levadas para a indústria, para isso, é importante ter um bom planejamento de colheita e também ter inspeções constantes para analisar como a colheita está sendo realizada em relação as impurezas.
Para minimizar perdas com florescimento e isoporização realize adequadamente o manejo com inibidores de florescimento, isso vai reduzir as perdas com ATR. Além disso, o uso de maturador também auxilia a ter melhor acúmulo de sacarose no colmo nas colheitas de início de safra.
Como sempre destacamos, para minimizar perdas é importante também realizar um bom planejamento agrícola e gestão da fazenda. Por isso, é necessário ter todos os dados registrados e analisados.
Para te ajudar com esta gestão você pode utilizar planilhas ou softwares agrícolas. Para definir qual o melhor para sua fazenda, faça uma análise de todos os pontos positivos e negativos de cada um e verifique a tecnologia da sua fazenda, assim você irá definir qual o sistema para registro e gestão para sua empresa rural.
O CHBAGRO é um software de gestão agrícola específico para fazendas com um gerenciamento totalmente integrado e uma opção para gestão e análise dos dados do seu canavial.
O sistema é baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil. Ele conecta as áreas operacional e administrativa para uma gestão completa da propriedade.
Conclusão
Muitas vezes discutimos apenas sobre a produção da cana, mas esquecemos o quanto a qualidade é importante.
Neste texto discutimos o que é a qualidade da cana-de-açúcar, os fatores que interferem e como reduzir esses fatores na sua empresa agrícola.
Agora que você conhece um pouco mais de qualidade da matéria-prima da cana, comece já a analisar os fatores para não ter perdas na qualidade e isso diminuir o seu lucro.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.