A cultura da soja tem uma importância nacional desde a década de 1970. Isso se deve a um grande retorno econômico e à versatilidade do grão, que é utilizado pela indústria para diversos fins.
Com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo empregadas para que a produtividade da cultura aumentasse ainda mais.
Entretanto, o que acompanha a cultura desde o início são os insetos-praga que, se não controlados, causam danos econômicos altos.
Nos últimos anos, o complexo de lagartas da soja tem sido um desafio maior aos sojicultores, devido ao grande poder de desfolha que essas pragas têm e ainda por serem capazes de afetar a produção das vagens.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essas lagartas abaixo.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Pragas da Soja: As Principais Lagartas da Cultura
- 1. O Que São Lagartas
- 2. Lagartas que Atacam a Cultura da Soja
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
O Que São Lagartas
Talvez o termo “lagartas” já seja bastante comum para você por entender que são pragas comuns e que causam danos nas culturas agrícolas. Mas você realmente sabe o que são as lagartas?
Lagarta é a fase imatura de insetos da ordem Lepidoptera, nome do qual faz referência à presença de escamas (lepis = escamas; pteron = asas).

Pertencem à esse grupo as borboletas e as mariposas. As pragas agrícolas são, na maioria dos casos, mariposas.
A forma que esses insetos se alimentam é diferente nas fases adulta e imatura.
Os adultos possuem um aparelho bucal de nome sugador maxilar, significa que não têm a capacidade de “comer” as folhas, somente se alimentam sugando nectar ou substâncias mais líquidas.
Acontece que, mesmo os adultos não causando danos diretos, são eles que fazem a reprodução e, muitas vezes, é mais vantajoso controlá-los antes mesmo que consigam colocar seus ovos na cultura.
As lagartas, que são a fase imatura dos lepidópteros, têm um aparelho bucal mastigador, por isso conseguem atacar as partes sólidas das culturas como as folhas, hastes, vagens e frutos.
Lagartas que Atacam a Cultura da Soja
Agora que você sabe o que são as lagartas, vamos conhecer quais são as principais espécies que atacam a cultura da soja.
Muito se fala em “complexo de lagartas”, isso porque essas pragas são aquelas que estão sempre causando injúrias na soja de maneira conjunta.
Lagarta-da-soja
A lagarta-da-soja, Anticarsia gemmatalis, é considerada a principal desfolhadora da cultura da soja nas Américas. Ocorre desde os Estados Unidos até o sul da América do Sul.
As lagartas passam por seis ínstares larvais e, nos primeiros ínstares, possuem quatro pares de falsas pernas no abdome, sendo duas vestigiais, o que faz com que se locomovam “medindo palmos”. Por isso, pode ser confundida com a lagarta falsa-medideira.

Quando maiores apresentam quatro pares de falsas pernas abdominais e mais duas terminais.
Nos primeiros ínstares apresentam coloração verde, podendo variar do verde-claro ao verde-escuro. Nos últimos instares podem ser verdes ou pretas, com três linhas brancas longitudinais no dorso.
Nos últimos ínstares causam desfolha geral, consumindo até as nervuras. Podem provocar grandes perdas na produtividade final.
Lagarta falsa-medideira
A lagarta falsa-medideira, Chrysodeixis includens, tem sido um sério problema no Brasil, principalmente pela dificuldade de controle. Alguns surtos têm ocorrido associados à lagarta-da-soja.
As lagartas são assim denominadas por se locomoverem de forma muito característica como que “medindo palmo”.
A coloração é comumente verde-claro, com listras longitudinais brancas ao longo do dorso e pontuações escuras.

Podem ser confundidas com a espécie Rachiplusia nu, que ocorre com mais frequência na região Sul do Brasil.
Causam uma desfolha muito característica com aspecto rendilhado e têm o hábito de começar de baixo para cima na planta de soja.
Complexo Spodoptera
As espécies do gênero Spodoptera que atacam a cultura da soja são quatro: Spodoptera albula, Spodoptera cosmioides, Spodoptera frugiperda e Spodoptera eridania.
São lagartas muito vorazes e são comumente conhecidas por lagartas-das-vagens.
- Spodoptera albula: tem uma coloração de cinza-escuro à castanho, com três listras longitudinais alaranjadas e triângulos escuros na parte dorsal do corpo.
- Spodoptera cosmioides: têm coloração desde amarelo-claro ao preto e apresentam listras ao longo de todo o corpo.
- Spodoptera frugiperda: são mais pardas e apresentam pontuações pretas (pináculos) distribuídos ao longo do corpo. Tem um triângulo invertido na cabeça.
- Spodoptera eridania: são acinzentadas e apresentam manchas triangulares no primeiro segmento abdominal, além de uma linha por baixo dos espiráculos (parte lateral) interrompida.
Os danos são causados principalmente nas vagens e grãos, mas também causam grandes desfolhas quando a população de lagartas está alta.

Fonte: Adaptado de Embrapa. Complexo Spodoptera- Imagem 1: Spodoptera albula; Imagem 2: Spodoptera cosmioides; Imagem 3: Spodoptera frugiperda; Imagem 4: Spodoptera eridania.
Lagarta helicoverpa
A lagarta helicoverpa ou lagarta-do-velho-mundo, Helicoverpa armigera, era uma praga considerada quarentenária até o ano de 2012. Em 2013 foi feito o primeiro registro de seus ataques em culturas brasileiras.
A lagarta têm coloração muito variável, podendo ser verde, amarela, rosada ou até mesmo preta.

Atualmente, é uma lagarta que causa preocupações ao produtor principalmente no início do cultivo da soja, já que consomem folhas, brotos e cotilédones.
Na fase reprodutiva, causam danos nas vagens muito semelhantes aos provocados por Spodoptera spp.
Conclusão
A cultura da soja tem uma importância no cenário mundial e o Brasil é um dos maiores produtores do cultivo.
Ao longo do tempo, sempre houve problemas com pragas sendo que as lagartas têm um posto de destaque nesse cenário.
Aqui nesse artigo você conheceu um pouco mais sobre o que são lagartas e quais são as principais espécies que atacam a cultura da soja.
Existem diversas outras espécies que se fazem presentes, mas você viu quais as principais delas que formam o “complexo de lagartas” que têm prejudicado a soja com uma frequência mais alta.
Referências
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.