Períodos com Maiores Despesas de Máquinas no Cultivo da Cana

Períodos com Maiores Despesas de Máquinas no Cultivo da Cana

Publicado em: 20/09/2022


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Sistema Produtivo da Cana-de-Açúcar

O cultivo da cana-de-açúcar envolve diversas atividades mecanizadas que, dependendo da época do ano, podem acabar ficando concentradas em meses específicos.

Diferente de outras culturas, o plantio, a colheita e os tratos culturais da cana-de-açúcar muitas vezes envolvem um conjunto de trator implemento para realização das atividades.

Se o dimensionamento de máquinas não for adequado, as propriedades podem acabar ficando com o número de máquinas ociosas nos meses que não está sendo realizado o plantio ou a colheita da cana.

O dimensionamento correto do tamanho do transbordo, realização do desenho otimizado dos canaviais e ruas para manobra pode reduzir os custos durante as operações agrícolas.

O planejamento de um dimensionamento operacional de um sistema mecanizado irá auxiliar como um ponto estratégico para se atuar na redução dos custos, uma vez que ele pode representar, dependendo da cultura, de 20 a 40% dos custos de produção.

Tal planejamento deverá apresentar as necessidades de conjuntos indispensáveis para a realização dos trabalhos a serem executados e máquinas a serem adquiridas com seus devidos implementos.

O dimensionamento da frota apresentará meses que tais conjuntos estarão operando durante o ano (Gráfico de Gantt), número de tratores por potência e mês, análises de custos com diferentes jornadas de trabalho e eficiências gerenciais.

Exemplo para uma fazenda de 2.600ha de cana de açúcar:

Gráfico de Gantt para Uso de Máquinas na Cana

De acordo com o exemplo acima, cada fazenda deve anotar as operações realizadas ao longo do ano na fazenda e, de acordo com os tamanhos das áreas em hectares e rendimentos operacionais, pode-se estimar as máquinas necessárias.

Após feito esse planejamento, será possível elencar as melhores opções e necessidades básicas a serem adquiridas ao longo de cada mês na fazenda para realização das atividades.

Note que a transferência da aplicação de calcário em uma reforma do canavial para os meses de maio, junho e julho podem reduzir a necessidade de máquinas nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Número de Tratores por Potência e Mês

De acordo com as necessidades dessa fazenda de cana de açúcar, os meses que mais demandam tratores são referentes ao plantio e a colheita da lavoura, que vão de outubro a março, e as potências requeridas variam de 100cv a 180cv.

Um software de telemetria ou a correta noção de horas totais que cada trator irá demorar para realizar as atividades de acordo com os rendimentos operacionais e jornadas de trabalho para a área da fazenda são essenciais para o correto dimensionamento da frota.

Nessa fazenda, cada trator possui os números de horas trabalhadas totais ao longo do ano segundo a tabela abaixo:

TRATORES

NHT MÉDIO (h)

100 cv

729,0

140 cv

599,0

180 cv

1023,8

Esse planejamento pode ser realizado em uma planilha de excel para cada frente de colheita, plantio e operações realizadas na fazenda. Deve-se computar também os rendimentos operacionais de cada máquina e implemento.

Equipamentos

Modelo

NHT MÉDIO (h)

Grade I

GRI

933,7

Grade II

GRA

391,6

Grade III

GRN

551,1

Distribuidor de Calcário

DCA

395,1

Plantadora

PCP6000

463,5

Pulverizador

PV

336,7

Dessa forma, conhecendo os rendimentos operacionais é possível saber quais são os períodos com maiores despesas de máquinas no cultivo da cana de açúcar.

Para esse exemplo de 2.600ha seriam necessários os seguintes equipamentos ao longo do ano:

TRATORES

NC TOTAL

100 cv

1

140 cv

5

180 cv

5

Grade I

3

Grade II

1

Grade III

4

Distribuidor de Calcário

2

Plantadora

5

Pulverizador

1

É possível estimar a necessidade de tratores para áreas de 0 a 5.000ha em intervalos de 500ha conforme mostrado na tabela abaixo:

Número de Tratores por Área

Operações de Campo da Cana-de-Açúcar

O plantio da cana-de-açúcar pode ser dividido em cana de ano, que geralmente ocorre nos meses de outubro a dezembro e cana de ano e meio nos meses de janeiro a março.

Essa época do ano demanda, além da plantadora, um trator para puxar cada conjunto para realização do plantio mecanizado da cana-de-açúcar.

DMB PCP 6000
Fonte: DMB

Durante os tratos culturais da cana-de-açúcar é necessário também um conjunto trator-implemento para realização das operações agrícolas em campo.

Dependendo do tamanho do cultivador, o rendimento operacional dessa operação é baixo, necessitando aumentar a quantidade de conjuntos de máquinas presentes na propriedade em áreas muito extensas.

A colheita da cana-de-açúcar é uma atividade que está migrando para ser 100% mecanizada, salvo algumas exceções que não são passíveis de mecanização.

A colhedora de cana-de-açúcar consegue colher de uma a duas linhas de cana em cada passada e atrelado a cada colhedora é necessário um conjunto de trator mais transbordo para o armazenamento do material colhido.

Algumas fazendas podem optar por trabalhar com caminhões, como o Granner, que eliminam a necessidade de um conjunto trator transbordo.

Caminhão Grunner
Fonte: Grunner

Geralmente cada colhedora possui um conjunto de dois tratores com um transbordo para cada frente de colheita.

Esse período do ano exige um alto número de tratores e transbordos nas operações realizadas e geralmente é o período do ano com as maiores despesas de máquinas agrícolas.

 

Como Ser Mais Eficiente

Para ser mais eficiente e reduzir o número de conjuntos em campo, várias opções são passíveis de serem analisadas.

É possível pensar na otimização dos desenhos dos talhões para facilitar o tipo de manobras a serem realizadas e aumentar a eficiência operacional de campo.

Manobra de Maquinas Colheita da Cana
Fonte: Adaptado de Spekken, Molin, Romanelli, 2014

A utilização de um conjunto trator com dois transbordos acaba aumentando a eficiência operacional de campo, porém acaba prejudicando a longevidade dos canaviais com maior amassamento da soqueira e perdas de qualidade.

O planejamento se mostra muito útil na hora da tomada de decisão, deve-se atentar para:

  • melhorias na eficiência gerencial;
  • variação na velocidade e largura dos conjuntos;
  • tamanhos diferentes de espaçamentos;
  • incremento de novas áreas em processos de aquisição e negociação;
  • além de múltiplos cenários que podem ser criados pelas pessoas na hora do planejamento.

A tabela de cálculos deve ser aperfeiçoada com valores reais dos locais onde está sendo implantada (neste caso, valores da usina) e, quanto mais precisos forem os valores inseridos, mais próximos aos valores calculados no dimensionamento os resultados se apresentarão.

Com o aumento da eficiência gerencial, a ociosidade dos tratores também irá diminuir e, consequentemente, seus custos horários.

Um software de gerenciamento agrícola, como o CHBAGRO, pode ajudar no correto levantamento dos custos de cada equipamento da frota da sua fazenda.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Conclusão

Portanto, existem épocas do ano em que a necessidade de máquinas agrícolas nos canaviais são maiores.

Para minimizar esses fatores é possível terceirizar parte da colheita e do plantio ou pensar num dimensionamento da frota mais eficiente.

O desenho otimizado dos talhões e a terceirização de parte da colheita pode ser uma opção para algumas fazendas a fim de reduzir a ociosidade das máquinas agrícolas nos meses onde se tem baixo uso.

É fato que os produtores brasileiros preferem possuir suas próprias máquinas e não depender de terceiros para assegurar que a colheita seja realizada na época correta, porém tal fato pode acabar elevando os custos da frota da propriedade.

Incrementos de área na propriedade, aumentos na eficiência gerencial, aumentos na velocidade da colhedora e transporte da cana do talhão até a usina, além de aumentos de produtividade e redução no valor pago pelo combustível, podem ocasionar uma redução dos custos dos maquinários e consequentemente com CCT da cana de açúcar.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

frota gestão cana-de-açúcar