Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Otimizar a Aplicação de Insumos com Agricultura de Precisão
- 1. Agricultura de Precisão e seu Impacto na Aplicação de Insumos
- 2. Aplicação de Insumos em Taxa Variável
- 3. Benefícios da Agricultura de Precisão
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Agricultura de Precisão e seu Impacto na Aplicação de Insumos
Desde os primórdios os agricultores já observavam que as lavouras não apresentavam o mesmo desempenho dentro de suas áreas produtivas, porém nem se falava em agricultura de precisão e aplicação localizada de insumos.
Desde o surgimento de tecnologias como GPS e computadores para processamento de dados nos anos 1980, surgiram no mercado uma série de técnicas e procedimentos para diagnosticar e analisar a variabilidade dos atributos da fertilidade do solo.
Com a utilização de ferramentas de agricultura de precisão é possível analisar dados de colhedoras equipadas com monitores de colheita e realizar diagnósticos que mensuram a quantidade de nutrientes disponíveis no solo ou presentes nas plantas.
As lavouras brasileiras possuem manchas com produtividades diferentes que variam de acordo com o tipo de solo, fertilidade e manejo aplicado em cada região.
Uma vez que a lavoura não é uniforme, a aplicação dos insumos em doses fixas é pouco eficiente e acarreta baixas otimizações no campo.
Frente a tal afirmação, a agricultura de precisão entra em cena com um conceito de manejo diferenciado das lavouras.
Um manejo que busca explorar as variabilidades presentes nas áreas visando maior retorno econômico e sustentável.
Existem tecnologias já disponíveis no mercado para aplicar os insumos de acordo com as reais necessidades de cada talhão da propriedade agrícola.
Com os elevados custos dos insumos, e o alto valor do dólar, cada dia mais os produtores estão buscando novas formas de otimizar a aplicação de insumos dentro de suas fazendas.
A agricultura de precisão e as tecnologias de agricultura digitais podem ser utilizadas desde a criação de mapas de fertilidade do solo até o correto entendimento das necessidades de adubação em cada metro quadrado da lavoura.
Aplicação de Insumos em Taxa Variável
Para a aplicação de insumos em taxa variável, deve-se primeiramente realizar uma amostragem de solo, seja ela em grade ou em célula.
Após a coleta, a amostra deve ser enviada ao laboratório para a quantificação dos teores de nutrientes presentes no solo.
Lembre-se de atrelar coordenadas geográficas a cada amostragem de solo a ser realizada no campo com o auxílio de um GPS para posterior processamento desses dados em um software SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
Com os dados em mãos é possível seguir para dois caminhos:
- Interpolação das amostras realizadas em grade;
- Cálculo da aplicação dos insumos decorrentes da amostragem realizada em célula.
Interpolação das Amostras Realizadas em Grade
Na interpolação das amostragens realizadas em grade utiliza-se princípios geoestatísticos para estimar valores em locais onde não foram amostrados os solos das propriedades.
Essa técnica exige conhecimento e experiência do profissional que está realizando o processamento dos dados.
Posteriormente à interpolação, pode ser criado o mapa de superfície da fertilidade dos nutrientes que se deseja avaliar.
Com o mapa de fertilidade do solo em mãos é possível analisar a expectativa de produção desejada na cultura na próxima safra, analisar os teores presentes no solo e calcular os valores necessários para a adubação posterior.
Esse método de aplicação dos insumos em taxas variadas deve ser atrelado a uma máquina com controladores elétricos ou hidráulicos para dosar os insumos e também a um GPS para realização da aplicação correta nos locais onde são necessários maiores ou menores dosagens de adubação.
Uma vez que os dados são processados e os mapas são criados, os arquivos digitais são carregados nas máquinas, e estas realizarão a aplicação no campo de forma automática das doses necessárias dentro de cada mancha presente nas lavouras.
Essa é a principal forma de otimizar a aplicação dos insumos utilizando tecnologias e conceitos de agricultura de precisão, aplicando a dosagem necessária no local correto.
Geralmente essa técnica é utilizada por médios e grandes produtores que possuem poderes aquisitivos maiores para compra de kits de taxa variável, máquinas com GPS e possuem profissionais dedicados a processar e criar estes mapas e recomendações.
Porém temos inúmeras fazendas no Brasil de pequeno e médio porte que às vezes não possuem capital para aquisição desses equipamentos para aplicação da taxa variável plena.
Essas pequenas e médias fazendas podem optar por uma amostragem realizada em célula.
Amostragem em Célula
Essa técnica é bem mais simples e barata quando comparada com a amostragem em grade, uma vez que não necessita de interpolação para o cálculo da recomendação de adubação e poucas amostras são suficientes para a aplicação na fazenda toda.
Dentro de cada célula, seja ela de 5 ou até 50 hectares podem ser coletadas de 10 a 15 subamostras andando em zig-zag nas lavouras.
Estas amostras devem ser colocadas em um balde, homogeneizadas e dentro de cada talhão, apenas uma amostra composta é enviada ao laboratório.
O resultado proveniente do laboratório não precisa ser interpolado e já pode ser utilizado diretamente para o cálculo da adubação necessária para produzir as toneladas esperadas para a próxima safra.
A aplicação dos insumos em campo não será realizada com o kit taxa variável e também não necessita de um GPS presente nas máquinas.
Os pequenos e médios produtores podem realizar a aplicação em dose única de acordo com a necessidade de cada talhão de sua propriedade.
A dose irá variar de um talhão para outro dentro da fazenda.
Mesmo sem possuir uma máquina ou equipamentos para aplicação de taxa variada plena, essa estratégia de adubação otimiza a aplicação dos insumos quando comparado com aplicações em doses únicas em toda a fazenda, uma vez que consegue atender melhor às necessidades de cada talhão individual da fazenda.
Benefícios da Agricultura de Precisão
A otimização da aplicação de insumos é apenas um dos benefícios de utilizar conceitos de agricultura de precisão em suas lavouras.
Os benefícios que os produtores podem se atentar são:
- Decisões baseadas em dados;
- Redução dos custos agrícolas;
- Maiores produtividades nas lavouras;
- Maior controle da propriedade rural;
- Melhor gestão do manejo e de toda a cadeia produtiva;
- Maior sustentabilidade de sua produção;
- Aplicação otimizada no campo.
Além dessas tecnologias citadas, existem inúmeras outras utilizadas no agronegócio para melhorar a gestão e análise do campo.
Atualmente, tecnologias de satélites, drones e sensores podem ser utilizados para monitoramento das lavouras, controle de ervas daninhas, aplicação e dispersão de agentes biológicos, herbicidas entre outros dentro das fazendas.
Softwares de gestão como CHBAGRO podem ser utilizados para a melhor gestão da fazenda, identificando quais são os custos produtivos de cada talhão da propriedade agrícola visando otimizar as aplicações de produtos nas áreas e melhorar a rentabilidade no campo.
Conclusão
Devido aos altos custos dos fertilizantes e a pressão cada vez maior por sustentabilidade no campo, as aplicações em doses variadas estão ganhando espaço dentro do agronegócio brasileiro.
É possível otimizar a aplicação de insumos com ferramentas de agricultura de precisão e rentabilizar mais dentro da sua empresa agrícola com as técnicas que foram passadas nesse texto.
Os pequenos e médios produtores podem optar por uma aplicação de insumos utilizando os conceitos de amostragem por célula, sendo essa prática mais barata e mais simples de ser realizada.
Os grandes produtores geralmente devem optar por amostragens em grade, realizando interpolações e utilizando sistemas de navegação por GPS e Kits de aplicação em taxas variadas para otimizar a aplicação de insumos em sua propriedade agrícola.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.