As máquinas agrícolas são essenciais em diversas etapas de produção dentro de uma lavoura. Do plantio à colheita, contar com equipamentos bons e eficientes faz toda a diferença tanto na produtividade, quanto nos lucros.
Ao investir em um trator mais tecnológico, por exemplo, o valor de custo inicial pode ser mais elevado. No entanto, ao analisar fatores como precisão, agilidade e economia de combustível, essa escolha pode refletir significativamente no aumento dos lucros pela redução de custos e das perdas.
Além disso, a escolha do maquinário precisa estar diretamente ligada as características específicas de sua propriedade, como tamanho de área, culturas cultivadas e capacidade de produção. Nesse momento, uma escolha errada pode afetar muito suas safras e o seu bolso.
Para te ajudar a não errar na hora de tomar essa decisão, separamos algumas dicas e informações que você deve saber antes de adquirir suas máquinas agrícolas. Confira!
Conheça as necessidades de sua lavoura
Não adianta nada escolher máquinas agrícolas por preço e nem mesmo por terem milhares de funções. Afinal, o trator mais barato pode não ser o suficiente para o que você precisa, e as diversas funções podem encarecer o maquinário sem nem ter utilidade e necessidade em sua lavoura.
A melhor maneira de acertar na escolha é conhecer, entender e respeitar as necessidades de sua lavoura especificamente. Para isso, vale a pena separar em seu sistema de gestão todas as etapas de produção e tratos culturais necessários em determinada safra.
Feito isso, você poderá ter uma visão clara e objetiva de todos os processos necessários do plantio à colheita e todos as máquinas agrícolas e implementos que você precisará usar constantemente em sua lavoura. A máquina certa te ajudará a aumentar a produtividade com eficácia, evitando perdas em momentos importantes, como plantio, aplicação de adubo e colheita.
Escolha de acordo com a cultura e o porte de sua produção
Como já citamos acima, escolher máquinas agrícolas que não estejam de acordo com sua cultura e área específica pode resultar em várias despesas desnecessárias. Ao optar por um trator com potência maior do que o necessário para sua lavoura, por exemplo, você não estará aumentando a eficiência, mas sim os custos por hectare – principalmente em relação ao combustível.
No entanto, ao escolher um maquinário com capacidade menor do que o necessário, os processos se tornam mais lentos e o desgaste da máquina é maior. Seja nas colhedoras ou nos implementos de pulverização, se o tamanho dos graneleiros ou do reservatório do pulverizador forem menores que o adequado para sua lavoura, as paradas serão maiores, retardando todas essas etapas.
Por isso, avalie sempre as especificações técnicas de cada maquinário e se certifique de que ele é apropriado para a sua cultura em questão e porte de sua produção. Ou seja, ao tomar sua decisão de compra, escolha sempre uma máquina que indicada para a sua cultura (soja, milho, sorgo, arroz, trigo, etc) e para o tamanho de sua área cultivada.
Considere as condições do terreno em sua propriedade
O desnível e as condições do terreno onde sua lavoura está implantada também podem afetar na hora de escolher corretamente suas máquinas agrícolas. Se assim como a maioria dos cafeicultores do Brasil você sofre com terrenos desnivelados, será preciso buscar no mercado por uma colhedora de café que seja apropriada para adentrar esse tipo de área com o mínimo de perda possível.
Ao desconsiderar as condições do terreno, você corre o risco de prejudicar a lavoura – principalmente em culturas perenes – além de sofrer uma queda severa em relação a produtividade justo no momento da colheita.
Equilibre sempre o investimento e o retorno
De nada adianta investir milhões em um maquinário agrícola de última geração, se o potencial de retorno que ele te trará não compensar todo esse investimento. Por isso, antes de tomar sua decisão final de compra, analise se o valor pago pela máquina será proporcional ao ganho estimado em sua lavoura.
Dessa forma, você garante a viabilidade e rentabilidade do seu negócio, fazendo um investimento que realmente fará uma diferença positiva nos resultados e nos lucros!
Os principais pontos para analisar ao escolher máquinas agrícolas
Além de respeitar as condições de sua lavoura e tomar decisões baseadas nelas, também é importante saber o que analisar nas especificações de cada máquina agrícola. Confira a seguir os principais pontos para ficar de olho na hora de sua escolha!
Potência
Em geral, a potência das máquinas agrícolas é medida por cavalo-vapor (CV). Essa especificação será determinante para escolher adequadamente a melhor máquina para sua cultura e para o tamanho de sua produção.
Nesse momento, você precisará colocar em prática todas as dicas que demos nos tópicos acima. Afinal, para escolher a potência você deverá considerar o tipo de atividade, a topografia da área, o tipo de solo, extensão de sua propriedade, entre outros aspectos significativos.
Como recomendação geral, o tamanho em hectares pode direcionar melhor sua decisão em relação a escolha da potência do motor da máquina, como por exemplo:
- Área de até 30 hectares – Máquinas agrícolas com potência entre 50 e 75 cv;
- Área entre 100 e 500 hectares – Máquinas agrícolas com potência até 130 cv;
- Área com mais de 500 hectares – Máquinas agrícolas com potência acima de 130 cv.
No entanto, não se esqueça de avaliar também as informações técnicas da máquina em relação às necessidades particulares de sua lavoura, como citamos anteriormente.
Torque
O torque é muito importante para maquinários mais pesados, como tratores e caminhões. Em geral, esses veículos precisam ter um torque alto para conseguir se locomover com eficiência e menor gasto de combustível e desgaste.
Por isso, de nada adianta adquirir um trator tecnológico e com potência de motor alta, se o torque não for o adequado para sua lavoura e atividade em questão. Sendo assim, como regra geral para as máquinas agrícolas, o torque é sempre mais importante do que a potência do motor.
Transmissão
A transmissão é responsável por fazer uma comunicação eficiente entre as rodas do maquinário e a potência do motor. Com isso, ela também pode influenciar na facilidade e agilidade da troca de marcha.
Dessa forma, uma transmissão adequada permitirá com que você possa alterar com eficácia as velocidades para cada tipo de atividade necessária dentro de sua lavoura. Ou seja, você terá mais velocidade em cada trabalho e poderá adequar melhor o maquinário para realizar diferentes tarefas necessárias.
Combustível
Como o seu objetivo como produtor é diminuir os gastos e aumentar o lucro, o consumo de combustível deve ser um dos pontos mais importantes na hora de escolher suas máquinas agrícolas. Além de escolher o tipo certo para sua produção – o que reduz consumo e faz com que o trator trabalhe melhor – verifique também as especificações de litros por hora trabalhada ou litros por hectare de cada máquina.
Dessa forma, você poderá associar esse custo com seu calendário agrícola e etapas de sua produção, tendo uma melhor visibilidade de quanto gastará de combustível por safra e se esse custo valerá a pena no final.
Com essas dicas pontuais do que saber antes de comprar suas máquinas agrícolas, o que considerar e como analisar cada especificação, acertar na escolha e associar eficiência com economia nunca mais será um problema para você.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.