Chegou a tão sonhada colheita da cana-de-açúcar, um momento muito esperado, para saber a produção e a produtividade do canavial.
Mas, não podemos esquecer do custo agrícola. Como em qualquer outra atividade ao longo do ciclo da cana-de-açúcar, o custo é um ponto de grande importância.

Por isso, preparamos este texto sobre a gestão do custo com a colheita da cana-de-açúcar. Confira abaixo!
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Operações e Custos com a Colheita da Cana-de-Açúcar
- 2. Gestão do Custo Agrícola da Colheita da Cana-de-Açúcar
- 3. Gestão de Custo Agrícola de Todas as Etapas da Cana-de-Açúcar
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Operações e Custos com a Colheita da Cana-de-Açúcar
O planejamento da colheita é importante para otimizar a operação, possibilitando ter o menor custo e o maior retorno do investimento que realizou durante todo o ciclo da cultura.
O planejamento deve ser realizado por fazenda e talhão, com o sequenciamento das áreas e a melhor estratégia de colheita.
Para isso, você deve levar em considerações várias informações da sua fazenda e do canavial, como:
- Estágio de corte;
- Variedades;
- Época de plantio;
- Tipo de solo;
- Condição climáticas das áreas;
- Logística de colheita;
- Entre outros.
Além do planejamento da colheita, é muito importante acompanhar as operações e custos com esta operação da cana-de-açúcar. Confira alguns desses custos com colheita mecanizada:
- Máquina colhedora;
- Transbordos e tratores;
- Combustível;
- Manutenção de máquinas e implementos agrícolas;
- Depreciação de máquinas e implementos;
- Custo com frete ou caminhão para transporte da cana do campo até a usina;
- Mão de obra;
- Entre outros.

Além desses custos, como o ideal é a cana-de-açúcar ser colhida quando apresentar o máximo teor de açúcar é necessário em várias condições realizar a aplicação de maturadores, que gera um custo que pode ser adicionado na etapa de colheita ou de tratos culturais.
Esses produtos são utilizados para antecipar o início da maturação da cana-de-açúcar, podendo ser aplicado de 15 a 60 dias antes da colheita.
Lembrando que ainda podem ser utilizados os pré-maturadores, que podem ser aplicados antes ou em conjunto com os maturadores.
Também tem a aplicação e custos com o inibidor de florescimento, para prevenir várias perdas de produtividade e na extração de açúcar pela indústria, que é outro custo a ser incluído junto com a colheita ou em tratos culturais.
Por isso, é importante ter a sequência de colheita definida para determinar as áreas que precisam aplicar inibidor de florescimento.
Além desses custos, não se esqueça de ter uma boa qualidade na colheita.
Se atente na velocidade das máquinas, tráfego de máquinas e pisoteio no canavial.
Uma operação de colheita realizada irregularmente pode trazer prejuízos à lavoura, reduzindo a longevidade do canavial e com isso aumentar o custo de produção agrícola e impactar no custo agrícola de todas as etapas do ciclo da cultura.

Agora que discutimos sobre as operações e custo agrícola com a colheita da cana-de-açúcar, verifique como realizar a gestão de custos.
Gestão do Custo Agrícola da Colheita da Cana-de-Açúcar
Depois de entender todas as operações e custo agrícola com a etapa da colheita da cana é importante realizar a gestão desses custos.
Para começar a fazer a gestão, você tem que ter o planejamento da sua operação de colheita bem feito, é importante que ele seja o primeiro passo para qualquer gerenciamento.
E para uma boa gestão de custo agrícola com a colheita da cana-de-açúcar é importante ter todos os registros de operações e custos dessa etapa.
Com isso, você consegue analisar o que foi planejado com o que foi executado, podendo encontrar oportunidades dentro da mesma safra e para a próxima colheita do canavial.
Não se esqueça de registrar os dados do colaborador que executou a atividade, das máquinas e equipamentos que foram utilizados, data da execução da atividade, consumo de combustível, paradas para manutenção, tipos de manutenções, produção da área, entre outros dados que podem te auxiliar nas análises para uma ótima gestão de custos.
Além disso, registre também custos com terceiros e o frete, caso tenha em sua operação de colheita.
Esses dados podem ser registrados e organizados em planilhas Excel, aplicativos ou softwares.
É importante adequar a melhor estratégia para sua empresa rural. O importante é ter os dados de uma forma acessível e de fácil análise.
Você pode utilizar o software CHBAGRO para te auxiliar na gestão de custo agrícola com a colheita da cana-de-açúcar.

Ali você já consegue registrar todos os dados referentes à colheita, em relação à operações, produtividade, dados de máquinas e com isso ter os seu custo de forma rápida e fácil.
O sistema é baseado em mais de 70.000 programas e dados de mais de 600 fazendas em todo Brasil.
Ele conecta as áreas operacional e administrativa para uma gestão completa da propriedade, a gestão de todas as etapas do ciclo da cana-de-açúcar que vamos discutir no próximo tópico.
Gestão de Custo Agrícola de Todas as Etapas da Cana-de-Açúcar
Depois que discutimos os custos das várias etapas do ciclo da cana-de-açúcar é muito importante juntar todas essas informações para realizar uma boa gestão de custo agrícola durante todo o ciclo do seu canavial.
Discutimos sobre a gestão de custo agrícola realizada por fazenda e talhão, que é importante para gerenciar todas as etapas da cana-de-açúcar e na tomada de decisão:
- Início de Safra e na renovação do canavial no preparo e no plantio da cana;
- Tratos Culturais na soqueira da cana;
- Colheita da cana-de-açúcar.
Como em todas essas etapas do ciclo da cana há o planejamento e o registro das operações e custos, você tem dados para realizar um bom gerenciamento do custo agrícola do seu canavial.
Mas além de ter os custos registrados, separe-os em custos diretos e indiretos, isso pode te ajudar na análise dos dados e a verificar novas oportunidades.
Os custos diretos são aqueles destinados para produzir o produto agrícola, que são indispensáveis para a produção, como máquinas, implementos, combustível, insumos e outros.
Já os custos indiretos apenas contribuem para a produção agrícola, ou seja, são apenas uma parte do negócio, mas não são indispensáveis para a fabricação e não é fácil atribuir um valor para cada unidade produzida como energia elétrica, telefone, água e outros.
Depois de ter esses custos separados e registrados fica mais fácil você ter um bom gerenciamento dos gastos com o seu canavial e, com isso, realizando análises das etapas do ciclo da cana-de-açúcar da safra, o que auxilia a tomar decisões embasadas em dados, além de poder entender exatamente cada custo da produção agrícola de cada operação e etapa, podendo também propor reduções de custos.
E lembre-se que a safra não precisa somente ter boa produtividade, os custos precisam estar compatíveis para não gerar prejuízos, por isso, é tão importante a gestão de custo agrícola.
Conclusão
A gestão de custo agrícola é importante em todas as etapas do ciclo da cana-de-açúcar e na colheita isso não é diferente.
Por isso é importante ter todos os custos registrados e analisados para te auxiliar na gestão desta operação e de todo o ciclo da cultura da cana-de-açúcar.
Utilizando um software como o CHBAGRO os registros ficam automatizados, com apontamentos mais fáceis, além de ter a possibilidade de relatórios que otimizam a análise dos custos e melhorar a assertividade das decisões.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.