Gestão da Fazenda: 7 Dicas para Administrar Melhor seu Tempo

Gestão da Fazenda: 7 Dicas para Administrar Melhor seu Tempo

Publicado em: 16/09/2022


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


Importância de Realizar uma Boa Gestão da Fazenda

As fazendas são consideradas atualmente como empresas agrícolas e uma boa gestão da fazenda é indispensável para o sucesso do negócio.

Muitas delas possuem faturamento anual maior do que grande parte das empresas vistas comumente como tradicionais nos grandes centros urbanos.

Frente a isso, uma boa gestão da fazenda é essencial para a redução de custos no campo, incrementos em produtividade e melhor administração do tempo.

Administração do Tempo em Gestão de Fazendas

Quando o assunto é a administração do tempo, uma coisa é certa: o dia tem 24 horas para todos e é impossível aumentar dias na semana ou encurtar as horas, o tempo que passou nunca mais voltará.

Por isso, administrar bem as suas horas não significa que você precisa trabalhar mais, significa que você precisa trabalhar de forma mais inteligente.

Organize seus afazeres e tente ser o mais produtivo possível.

O dia a dia no campo é repleto de contratempos, dificuldades e desafios a serem vencidos, seja por conta de fatores climáticos, mecanização agrícola, novas tecnologias presentes, pragas, doenças, entre uma série de outras atividades.

A definição das atividades de cada contribuinte assegura otimizações na propriedade, e além disso, propicia que cada setor dentro da empresa agrícola seja mais eficiente, reduzindo potenciais problemas que podem acontecer no dia a dia agrícola.

Além disso, deixe algo em torno de 20% do seu tempo diário para tarefas não programadas e imprevistos que sempre aparecem ao longo do dia.

Muito cuidado com o perfeccionismo na realização das atividades da propriedade.

Muita gente se queixa da necessidade de fazer o melhor trabalho possível e acaba protelando e não entregando as atividades no tempo adequado.

O foco deve sempre estar na excelência do trabalho realizado, porém, já dizia a frase: “Melhor o feito do que o perfeito”.

Uma boa gestão da fazenda assegura que a família ou o grupo detentor da empresa agrícola consiga ser mais rentável em seus negócios, tenha uma maior longevidade dentro do ramo de atuação e melhores eficiências dentro do negócio.

 

7 Dicas a se Atentar para uma Boa Administração do Tempo

Uma boa administração do tempo se inicia com planejamento de cronograma e afazeres dentro da propriedade agrícola.

Para realizar um bom planejamento agrícola siga essas dicas importantes:

  1. 1. Monte um cronograma semanal, mensal, semestral ou anual das atividades a serem realizadas na sua propriedade agrícola (pode variar de acordo com cada gestor);
  2. 2. Defina metas e objetivos para cada funcionário, setor e atividade a ser realizada dentro da fazenda;
  3. 3. Analise as tarefas e procure delegar o máximo de atividades possível;
  4. 4. Separe diariamente um tempo na parte da manhã para conferência das atividades que devem ser realizadas até o final do dia e pendências do dia anterior;
  5. 5. Organize seu local de trabalho, sua mesa e seu escritório para não perder tempo procurando documentos devido à falta de organização;
  6. 6. Procure migrar suas anotações em agenda e blocos de papel para softwares eletrônicos como plataformas digitais, Google Drive e outros;
  7. 7. Organize sua rede de contatos e tenha sempre no telefone celular, o WhatsApp, as redes sociais de possíveis parceiros ou pessoas que trabalham na sua organização para agilizar a comunicação.

Se atente a esses pontos citados e procure inserir em sua rotina de trabalho a maior parte dessas dicas, certamente será um excelente ponto de início para uma gestão mais eficiente da sua fazenda e melhor administração do seu tempo.

Gestão de Fazendas de Soja

Quais os Objetivos Desejados na Gestão da Fazenda

Os principais objetivos desejados na gestão da fazenda e melhor administração do tempo é ser cada vez mais eficiente na sua área de atuação e buscar dia após dia redução de custos e rentabilidades mais elevadas.

Os objetivos principais e secundários para realizar uma boa gestão da fazenda são:

  • Redução de custos;
  • Otimização das atividades;
  • Foco no que é essencial;
  • Melhorias no desempenho do time;
  • Capacidade de gerar e analisar relatórios;
  • Centralização do setor financeiro;
  • Clareza nos procedimentos de cada colaborador;
  • Otimização do tempo;
  • Incrementos em lucratividade.

 

Como Executar uma Boa Organização das Atividades na Fazenda

Aqueles produtores ou gestores que estão iniciando uma nova fase tecnológica dentro das propriedades agrícolas podem sim iniciar suas atividades utilizando softwares gratuitos, planilhas de Excel, Word, Trello, Google Drive, entre outras ferramentas digitais.

Uma coisa é certa: tenha tudo sempre anotado, seja em uma agenda, bloco de notas ou em algum aplicativo no seu smartphone, pessoas muito ocupadas não devem confiar apenas na sua memória, procure deixar tudo registrado.

As fazendas mais tecnificadas devem migrar para tecnologias e softwares digitais e evitar anotar e coletar dados em anotações de campo ou papéis avulsos.

Busque centralizar tudo num software agrícola que pode ser facilmente compartilhado com vários níveis de gestão dentro da fazenda e integrado com vários setores.

CHBAGRO Único Software Completo

Softwares Agrícolas ou Gestão no Excel e Word

Muitos softwares agrícolas presentes no mercado possuem uma mensalidade correspondente ao valor de três ou quatro horas do salário de um gestor agrícola.

É um investimento interessante aos produtores que querem redução dos tempos do campo e otimização dos custos da propriedade, uma vez que pode auxiliar em diversas áreas dentro da gestão da fazenda.

Os custos desse tipo de tecnologia chegam a ser ínfimos perto do trabalho burocrático de alguns setores que podem ser facilmente digitalizados, gerando menores erros operacionais e maiores eficiências produtivas.

Algumas vantagens dos softwares agrícolas:

No início, a instalação de um software agrícola será um desafio para o treinamento e capacitação de todos os funcionários envolvidos dentro da propriedade.

Porém, como qualquer nova tecnologia, necessita de um tempo para amadurecimento e um software agrícola bem implantado trará mais organização à propriedade e autonomia aos funcionários.

Muitas tarefas podem ser acessadas diretamente pelo aplicativo enquanto os funcionários estão na lavoura e relatórios também podem ser gerados para acompanhamento das atividades como se fosse uma ordem de serviço.

O CHBAGRO é um software completo de gestão da fazenda para produtores rurais de todos os portes.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

Baseado em 14 sistemas com 70.000 programas, utilizado por mais de 600 fazendas em todo Brasil, o CHBAGRO conecta as áreas operacional e administrativa de sua fazenda resultando em uma gestão completa e eficiente.

Quando você lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera a despesa no módulo financeiro, submete-a ao orçamento de safra, adiciona o insumo em seu estoque, gera lançamento contábil e fiscal.

Na medida em que o operador agrícola aplica estes insumos em sua lavoura, o CHBAGRO realiza todos os cálculos necessários para lhe informar quanto, de fato, custou cada fazenda e talhão.

 

Conclusão

Bons gestores conseguem delegar as tarefas de forma correta usando softwares agrícolas, reduzir os custos de campo, economizar tempo e ser mais eficiente no trabalho no dia a dia das empresas agrícolas.

Tanto os softwares de gestão quanto às planilhas eletrônicas auxiliam no planejamento e compartilhamento das tarefas com a equipe produtiva de campo, busque sempre criar uma rotina e evite sair fora dela, de forma que o tempo seja utilizado da forma mais eficiente possível.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

gestão negócios planejamento