Muito do sucesso na fazenda vem sendo expressivo graças a uma boa gestão da cadeia de suprimentos (insumos).
E ela estando inteiramente integrada permite tomadas de decisões dinâmicas e estratégicas, pautadas nos reais cenários da sua propriedade.
Vale destacar que cada cadeia tem suas peculiaridades, portanto é necessário estabelecer a correta estratégia para a sua realidade.
Sabendo disso, vamos detalhar mais esse tema e demonstrar alguns pontos para você ter sucesso em sua gestão da cadeia de insumos.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Do que se Trata a Gestão de Suprimentos (Insumos)
- 2. Influenciadores da Gestão da Cadeia
- 3. Otimizando a sua Gestão
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Do que se Trata a Gestão de Suprimentos (Insumos)
A gestão da cadeia de suprimentos engloba administrar todo o percurso dos suprimentos, desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.

Dessa forma, os negócios rurais devem estabelecer diretrizes que lhes permitem agir ou se comportar de forma consistente com esta filosofia, pautando suas tomadas de decisão, resultando, assim, em produções que otimizem os recursos.
Quando estamos nos referindo à gestão da cadeia de insumos, é consensual a ideia da integralização dos sistemas (empresas e entidades, processos e fluxos de informação), facilitando o controle, manutenção e inserção dos insumos dentro da sua fazenda.
Influenciadores da Gestão da Cadeia
Como dito anteriormente, a cadeira de suprimentos é muito extensa e complexa, desta maneira existem inúmeros fatores que podem comprometer uma boa gestão dos insumos da sua propriedade.
A seguir elenco alguns pontos que requerem atenção em sua gestão:
Integração
O sistema requer uma teia que deve ser bem vinculada e alimentada, o que garante o dinamismo nas informações ajudando no controle e no planejamento de tudo que será executado.
Essa ação requer um esforço coordenado entre os parceiros da cadeia, tais como fornecedores, transportadoras e fabricantes, para responder rapidamente às necessidades.
Coordenação e Alinhamento de Objetivos (Definição dos processos)
A coordenação está vinculada à gerência no fluxo de serviços, produtos e pessoas, o que permite o planejamento e controle da cadeia de insumos, tudo isso se afunilando ao objetivo claro da empresa.
Portando, para uma boa gestão é crucial um alinhamento dos objetivos de longo e curto prazo e a comunicação efetiva destes objetivos estratégicos a todos os componentes da cadeia de suprimentos.
Faça uma Combinação Estratégica com os Fornecedores
Trabalhar com fornecedores que estão comprometidos com o sucesso dos produtos, produção ou até mesmo os serviços é um belo passo para o sucesso da sua gestão da cadeia.
Com esse comprometimento ocorre a redução dos custos, eles ainda ajudam a selecionar os melhores componentes e tecnologias, melhorando a qualidade do que está sendo produzido.
Além disso, tenha sempre mais de uma opção de fornecedores, seja para conseguir fazer cotações ou até mesmo para solucionar problemas emergenciais.
Mirando na Eficiência
Quando pensamos em gestão, pensamos na otimização na utilização dos recursos e produção eficiente, isso é um diferencial de uma boa gestão.
As chamadas práticas "Lean" têm essa visão na redução do desperdício, seja de tempo, dinheiro ou até mesmo ações que reduzem a eficiência do processo.
Outras estratégias são os princípios de "just in time" que é um controle de ações pautadas nas prioridades da fazenda, sendo executadas de imediato, permitindo soluções rápidas.
Otimizando a sua Gestão
Como já dizemos acima, a integração dos setores da fazenda faz parte da gestão, e integrar o setor de compras junto ao fluxo de caixa e orçamento, permite uma otimização da sua cadeia.
Isso acontece pelo fato de otimizar sua gestão financeira, pois, ao alinhar seu orçamento com sua equipe e ao realizar a compra, terá ciência se isso irá caber ou não em seu bolso, podendo dessa forma estabelecer estratégias para favorecer seus lucros.
O controle de estoque de terceiros também é algo que pode ter efetivo quando estamos com o sistema da fazenda todo integrado.
Esse processo se inicia com o lançamento do pedido de compra, já com a condição de pagamento negociada com o fornecedor. Após isso, o fornecedor envia a nota mãe (comum no agronegócio), que é inserida no sistema como estoque em poder de terceiros.
Na medida que o agrônomo solicitar o envio de uma parte do produto, o fornecedor envia a quantidade solicitada com uma nota de simples remessa, que também é lançada no sistema de gestão. Então, uma parte do estoque em poder de terceiros entra no estoque da própria fazenda para que possa ser apropriado no custo agrícola da empresa rural.
Para que tudo isso ocorra é necessário ter ferramentas como software de gestão agrícola, o qual permite a entrada de informações de forma dinâmica, auxiliando na tomada de decisão estratégica.
Como exemplo de software destacamos o CHBAGRO, que é específico para propriedades rurais com um gerenciamento totalmente integrado.
Atuando com agilidade, como por exemplo, quando se lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona o insumo no estoque.
Na medida em que o operador agrícola realiza as aplicações, o sistema faz todos os cálculos para informar quanto a aplicação custou em cada fazenda e talhão.
Além disso é um sistema baseado em diversos programas, além de interligar áreas operacional, administrativa e contabilidade rural.

A definição de processo também é uma estratégia de gestão, pois permite o monitoramento de ações futuras, facilitando o planejamento de compras e apoiando as decisões para fins lucrativos.
Assim, conseguimos melhorar nossa gestão da cadeia de suprimentos dentro do setor agro de uma maneira mais efetiva e produtiva.
Conclusão
Vimos que para a fazenda ou negócio rural funcionar é necessário ter uma cadeia de suprimento funcionando de forma integrada e efetiva.
Por isso, realize a gestão da sua cadeia para alcançar os melhores índices de produção.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.