A folha de pagamento do trabalhador rural é importante componente do custo agrícola, porém apresenta alguns desafios.
Isso porque, além de características próprias, muitos fazendeiros e produtores enfrentam dificuldades no momento de fazer o rateio dos custos com pessoal, o que pode, inclusive, induzir a erros gerenciais.
Considere, por exemplo, que em uma fazenda são cultivadas três culturas diferentes e que, em determinado período, você tenha prestadores de serviços atuando simultaneamente em todas as lavouras. No final do mês, como esse custo de mão de obra é dividido?
Esse parece ser um problema simples, mas saber os valores exatos a serem atribuídos a cada cultura é fundamental para saber a lucratividade de cada lavoura. Essa informação, por sua vez, pode ser utilizada em um momento em que for preciso priorizar determinada cultura.

A seguir, você poderá entender um pouco mais sobre a problemática da folha de pagamento do trabalhador rural na composição do custo agrícola e como implementar uma solução eficaz. Confira!
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Peculiaridades da Folha de Pagamento do Trabalhador Rural
- 2. Dificuldade de Composição do Custo Agrícola
- 3. Como um Sistema de Gestão Agrícola Completo Pode Ajudar?
- 4. Software de Gestão Agrícola com Suporte à Folha de Pagamento do Trabalhador Rural
- Falar com um analista CHBAGRO
Peculiaridades da Folha de Pagamento do Trabalhador Rural
A folha de pagamentos de um produtor rural ou de uma empresa agrícola difere, substancialmente, da de empresas de outros setores.
Isso porque no agronegócio a sazonalidade é um fator preponderante. Cada cultura possui um trato especial e demanda diferentes serviços em diferentes estágios.
Assim, algumas atividades, como a colheita, podem exigir um alto volume de mão de obra, enquanto em outras quase não necessitam de intervenção humana.
Essa característica acaba gerando grande complexidade quando a empresa ou produtor rural possui diferentes culturas, em diferentes estágios, simultaneamente.
Por exemplo, se uma cultura A está em fase de colheita e uma cultura B está em fase de preparação do solo, a quantidade de mão de obra empregada em cada uma delas será substancialmente diferente.
Diante disso, fica evidente que simplesmente realizar uma divisão igualitária da folha de pagamento do trabalhador entre elas acaba por onerar uma colheita e desonerar outra.
Isso faz que o produtor rural ou gestores tenham uma visão deturpada da real lucratividade de cada cultura ou colheita, o que pode gerar tomadas de decisões equivocadas.
Legislação Específica
O trabalho rural é regido pela Lei nº 5.889/73, regulamentado pelo Decreto nº 10.854/2021 e pelo artigo 7º da Constituição Federal/88.
Dentre as diferenças previstas na lei entre trabalhadores urbanos e rurais, vale citar as diferenças em relação ao trabalho noturno.
O adicional noturno dos trabalhadores urbanos é devido quando são realizadas atividades entre o período de 22h00 e 5h00.
Para os trabalhadores de lavoura, é considerado como trabalho noturno rural aquele que for executado entre às 21h00 de um dia e às 5h00 do dia seguinte.
Já para os trabalhadores de pecuária, é considerado o período das 20h00 de um dia às 4h00 do dia seguinte.
Além disso, a Lei 5889/73 prevê um adicional de 25% sobre o total da remuneração normal, enquanto para o trabalhador urbano aplica-se o percentual de 20%.
A referida lei também prevê arranjos especiais de trabalho, como contrato por safra.

Dificuldade de Composição do Custo Agrícola
Saber o custo agrícola por fazenda, talhão, cultura e operação é fundamental para os produtores e empresas rurais.
É com base nessas informações que é possível fazer previsões de lucro, elaborar fluxo de caixa, determinar as melhores estratégias e muito mais.
Contudo, diante do exposto anteriormente, não restam dúvidas de que a folha de pagamento do trabalhador rural é um grande desafio que precisa ser corretamente abordado.
O desafio é ainda maior quando as empresas ou produtores rurais utilizam soluções de folha de pagamento fora de seu sistema de gestão, o que os obriga a fazer todos os rateios da mão de obra manualmente.
Assim, além de um controle preciso das horas trabalhadas de cada funcionário, para saber o custo agrícola exato, é necessário se debruçar sobre a folha de pagamento e fazer um cálculo de rateio individualizado de salários e encargos.
Porém, essa é uma atividade que demandaria dias de trabalho e, ainda assim, estaria suscetível a erros, o que a torna quase impraticável.
Como um Sistema de Gestão Agrícola Completo Pode Ajudar?

Um sistema de gestão com um módulo de folha de pagamento de trabalhador rural integrado é a solução ideal para ajudar empresas e produtores rurais a obterem seu custo agrícola com exatidão.
Com um software completo e integrado, é possível fazer apontamento diário das horas trabalhadas e, ao final de cada período, o sistema realiza o rateio automaticamente.
Isso, além de permitir um maior controle, dispensa a execução de uma série de cálculos manuais, reduzindo significativamente a probabilidade de erros.
Software de Gestão Agrícola com Suporte à Folha de Pagamento do Trabalhador Rural
Para que você consiga calcular a folha de pagamento do produtor rural e efetuar o rateio com de forma eficaz, conte com o CHBAGRO.
Trata-se de um software de gestão agrícola específico para fazendas, totalmente integrado, que irá ajudá-lo a apurar o custo agrícola com exatidão.

Essa solução conta com um controle de serviços agrícolas com mobile (celular ou coletores de dados), que possibilita um apontamento de horas tempestivo, diretamente do campo.
Tal funcionalidade permite um rateio preciso, mesmo que um trabalhador execute atividades em diversas empreiteiras em um mesmo dia.
Nele, você encontra todas as funcionalidades para uma gestão eficaz de pessoal, tais como Folha de Pagamento CLT e Rural, controle de admissões, Ponto Eletrônico (Portaria 1510), rescisões automáticas, medicina e segurança do trabalho, e-Social e muito mais.
Além do módulo de folha de pagamento, o CHBAGRO oferece suporte para rateio de custos indiretos, como energia, água, telefone, e demais custos diretos, como combustível, insumos, peças, depreciação, etc.
Isso significa que você pode ter controle total dos seus custos centralizados em um só lugar.
Finalmente, esse software permite que você gere relatórios gerenciais com o custo agrícola por fazenda, talhão, cultura e operação. Dessa forma, você terá informações valiosas para tomar as melhores decisões.
O CHBAGRO já atende mais de 600 fazendas em todo o Brasil. Essa ferramenta conecta as áreas operacional e administrativa para uma gestão completa da propriedade.
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil! Preencha o formulário abaixo e fale com um especialista.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.