Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Gestão da Fazenda com um Software Agrícola
- 2. Por quê Usar um Software Agrícola
- 3. Ações de Manejo com Base nos Dados
- 4. Quais Dados Avaliar
- 5. Vale a Pena Comprar um Software Agrícola?
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Gestão da Fazenda com um Software Agrícola
Para quem está no dia a dia do campo sabe que a gestão da fazenda é um assunto um tanto quanto complexo.
Quantificar dados de compra e venda, notas fiscais, máquinas quebradas, consumo de combustível, aplicação de insumos, custos por talhão, entre inúmeros outros é complicado para quem não tem tanta habilidade com planilhas eletrônicas.
É certo que planilhas como Excel auxiliam muitos produtores rurais no levantamento de dados de uma série de fatores que contribuem para a melhor gestão da propriedade agrícola, contudo, demandam habilidades computacionais que nem todo produtor possui.
Se você é produtor rural e às vezes fica perdido na aquisição de tantas informações, não se preocupe: atualmente temos inúmeros softwares criados e pensados para o auxílio da gestão da fazenda de forma simplificada.

Com a utilização destes softwares já é possível preencher campos específicos e gerar relatórios de acordo com avaliação de cada atividade e manejo de campo realizado na propriedade.
Frente à sucessão familiar que vem ocorrendo no campo, as gerações mais novas são antenadas em tecnologia e conseguem, com a utilização de softwares e dashboards, coletar uma infinidade de dados, realizando inúmeras análises para redução de custo e aumento da produtividade no campo.
Assim, as conhecidas planilhas do Excel acabam ficando defasadas, dependendo do caso, e são mais complexas de serem preenchidas pelos usuários sem experiência, o que acarreta em baixa eficiência para a criação dos relatórios e análise dos dados.
Por quê Usar um Software Agrícola
Um software agrícola pode auxiliar na redução de tempo gasto para coleta e análise dos dados e permite que várias pessoas tenham acesso ao mesmo conteúdo simultaneamente.
Com o software agrícola é possível criar níveis de gerenciamento e liberar acesso a pessoas específicas dentro de cada setor, como o setor financeiro, setor de reparos e manutenção, setor de custos, estoque etc.
A parte financeira da fazenda, bem como os lucros da colheita, muitas vezes possuem informações sensíveis que não podem ser compartilhadas com todos os funcionários, e um software agrícola auxilia na correta gestão de todo tipo de dado que é coletado.

Algumas vantagens que os softwares agrícolas podem oferecer:
- Coleta de dados de forma automatizada;
- Criação de relatórios personalizados;
- Facilidade na coleta e interpretação dos dados;
- Dados armazenados na nuvem;
- Acessibilidade dos dados de qualquer lugar do mundo;
- Coleta e inserção de dados por meio de smartphones;
- Coleta e análise de dados offline;
- Facilidade na administração dos custos da fazenda;
- Maior rapidez na análise dos dados e tomada de decisão;
- Decisões mais assertivas;
- Otimização de insumos;
- Visualização detalhada da propriedade;
- Economia financeira e de recursos;
- Melhoria das atividades;
- Maior controle da fazenda.
Quando colocado na ponta do lápis, a aquisição de um software agrícola pode entrar como um custo adicional às fazendas, porém, frente aos inúmeros fatores que ele possui quando comparado às planilhas eletrônicas tradicionais, um software agrícola pode ser um grande aliado na redução de custos da propriedade.
A tecnologia pode ser uma grande parceira na fazenda. Uma boa gestão da fazenda com análise desses dados e criação de relatórios reduzem os custos no campo e podem auxiliar na redução de erros operacionais em tempo real.
Um software agrícola auxilia na redução de mão de obra no campo, evita o acúmulo de tarefas e desperdício de tempo em atividades que não sejam relevantes.
Ações de Manejo com Base nos Dados
Os produtores rurais não devem fazer aquisição de um software agrícola pensando que todos os seus problemas serão resolvidos.
Assim como qualquer outra tecnologia agrícola, é necessário imputar os dados corretamente, gerar relatórios consistentes e analisar os atributos pensando sempre nas dores e nos objetivos que se desejam atingir.
Os softwares agrícolas podem coletar muitas informações e dados de campo e saber o que se quer avaliar é essencial para o sucesso na gestão.
Por exemplo, se o problema na fazenda for com custos elevados de consumo de combustível, os sistemas de telemetria e as avaliações da máquina devem ser implantados.
Tudo isso deve estar associado às manutenções preditivas e custos com reparos e manutenção para otimização da frota da fazenda.
Equipamentos agrícolas como tratores, colhedoras e pulverizadores com maior consumo de combustível podem ser substituídos por outros mais econômicos ou devem passar por manutenções preditivas para que os consumos excessivos sejam reduzidos.
Os dados e os relatórios de cada máquina auxiliam os gestores a identificar quais são as máquinas fora do padrão preestabelecido e tal ação pode direcionar a frota para realizar os reparos necessários como limpeza de filtros, substituição de peças, etc.
Se o grande problema da fazenda forem levantar os custos por talhão, os produtores rurais podem imputar dados de alocação de insumos e custos por hectare dentro do software e, dessa forma, avaliar quanto irão faturar na propriedade agrícola de acordo com as demandas e ofertas de mercado.
Quais Dados Avaliar
O softwares agrícolas permitem que uma infinidade de dados sejam avaliados, dentre eles podemos citar:
- Mapas de infestação de pragas e doenças;
- Estimativa de custos e ganhos por hectare;
- Controle da frota;
- Controle da emissão de NF;
- Controle de estoque;
- Mapas de irrigação;
- Semeadura a taxa variável;
- Mapas de fertilidade do solo;
- Levantamentos de áreas degradadas;
- Quantificação de biomassa;
- Estimativa de produtividade;
- Automação de máquinas e processos.
Alguns softwares agrícolas auxiliam desde coleta de solo até a análise da fertilidade dos talhões e aplicação de insumos, alguns contém imagens de biomassa da lavoura, áreas trabalhadas e serviços executados em cada porção da fazenda.
Muitas análises são passíveis de serem realizadas, desde monitoramento da frota, monitoramento da lavoura, análise de pragas e doenças, análise e aplicação de insumos com base na fertilidade do solo, entre outros que auxiliarão na melhor gestão da fazenda e reduções de custo no campo.
Vale a Pena Comprar um Software Agrícola?
Para alguns produtores vale a pena sim contratar um software agrícola frente à facilidade de analisar os dados e melhorias na gestão de suas propriedades.
Porém, como já foi dito, contratar só por contratar um software agrícola não auxiliará na redução de custos dentro da propriedade, uma vez que os produtores e os funcionários da fazenda têm que estar preparados para imputar os dados, analisar e gerar os relatórios de acordo com cada objetivo da fazenda.

Vale ressaltar que o custo mensal de um software agrícola é irrisório perto dos benefícios que pode agregar na gestão e no manejo de campo dentro das propriedades.
Frente a esse mundo globalizado e ao cenário atual, cada vez mais as fazendas terão que possuir softwares agrícolas e a automação no campo para facilitar desde o manejo até a comercialização final dos produtos.
Conclusão
Evidentemente um software agrícola auxilia na gestão da fazenda e contribui para redução de custos no campo.
Uma vez que os dados são coletados e tabulados em um único software de forma organizada, é possível criar relatórios de cada atividade da fazenda e analisar quais são os gargalos produtivos de cada setor.
Frente a isso, otimizações e maiores ganhos por talhão na fazenda podem ser um excelente incentivo para realizar a assinatura de um software agrícola.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.