Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Como Aplicar Gestão Agrícola a Pequenos Produtores de Soja
- 1. Como Reduzir os Custos no Campo com a Gestão Agrícola nas Fazendas de Soja?
- 2. Softwares e Tecnologias para Pequenos Produtores de Soja
- 3. Desafios no Manejo da Lavoura de Soja
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Como Reduzir os Custos no Campo com a Gestão Agrícola nas Fazendas de Soja?
Uma boa gestão agrícola pode auxiliar na redução dos custos no campo e no levantamento de dados das pequenas fazendas produtoras de soja.
Para realizar uma gestão agrícola eficiente das pequenas lavouras de soja os produtores devem ter em mãos dados como:
- Consumo de combustível das máquinas;
- Custos por talhão;
- Operações realizadas;
- Data de preparo de solo;
- Necessidade de máquinas;
- Insumos utilizados;
- Histórico de safras;
- Controle financeiro;
- Entre outros.
O registro de todas as atividades realizadas auxilia os pequenos produtores no monitoramento agrícola e financeiro de sua plantação de soja.
Dessa forma é possível identificar o custo de produção da soja e otimizar os balanços produtivos na hora da venda de seus grãos.

A soja é a oleaginosa mais semeada no Brasil, sendo um dos destaques da agricultura nacional tanto em consumo interno quanto externo.
Segundo os dados da Conab, a produtividade esperada para a safra 2022/2023 é de 153 milhões de toneladas para uma área de 43,4 milhões de hectares, crescimento de 4,6% sobre a safra passada.
Porém, reduzir os custos no campo não é uma tarefa tão simples quanto parece.
Inúmeros fatores podem afetar a produção e a produtividade das lavouras nacionais de soja.
Dessa forma, uma boa gestão agrícola realizada dentro da fazenda pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso na lavoura.
Os pequenos produtores de soja devem buscar com cuidado quais as tecnologias e softwares a serem implantadas em suas propriedades.
Com uma escala reduzida de produção, qualquer custo adicional pode afetar as margens dos produtores rurais.
Existem inúmeros softwares gratuitos que podem ser utilizados para levantamento de dados das propriedades de soja.
A gestão agrícola inicial das pequenas propriedades de soja podem ser realizadas em planilhas eletrônicas como Excel e com o tabulamento desses dados, podem ser criados inúmeros relatórios no Word.
A gestão agrícola deve contabilizar todas as atividades realizadas nas lavouras.
Todos os maquinários, manejo, tecnologias e implementos que serão necessários durante a condução da lavoura devem ser tabulados.

E a partir dessas informações é possível estabelecer planos de ação de acordo com as reais necessidades para aplicação de insumos, semeadura, manejo e colheita da soja.
Os custos dentro da cadeia produtiva devem ser contabilizados e acompanhados durante toda a safra, seja em uma planilha eletrônica como Excel, ou em um software agrícola.
Softwares e Tecnologias para Pequenos Produtores de Soja
A maioria dos produtores sabem que os maiores custos operacionais são gastos com fertilizantes, sementes e agrotóxicos.
Por isso, saber o custo da lavoura de soja pode auxiliar mesmo os pequenos produtores a tomarem decisões mais eficientes.
E tais dados, conforme foi mencionado, podem ser contabilizados até mesmo em planilhas do Excel.
Aqueles produtores que possuem certa dificuldade na criação e manipulação de planilhas gratuitas devem optar pela implantação de softwares de gestão agrícola presentes no mercado.
Softwares como CHBAGRO são desenvolvidos especialmente para produtores rurais.
Já possuem campos pré-determinados para que o preenchimento seja realizado de uma forma mais simples e os relatórios gerados já apresentam formatos padronizados.
Softwares como CHBAGRO mostram para o produtor inúmeros relatórios como:
- Custos com hora máquina;
- Custos com reparo de manutenção;
- Gestão financeira da propriedade;
- Fluxo de caixa;
- Contabilidade fiscal;
- Gestão agrícola;
- Entre outros.

Os pequenos produtores de soja estão dia após dia buscando novas tecnologias e bons manejos agrícolas para aumentar a sua produtividade e reduzir os custos de produção, assegurando uma melhor competitividade de seus produtos no mercado.
Além disso, tecnologias como sensoriamento remoto, utilização de satélites gratuitos e até drones, estão cada dia mais presentes até mesmo nas pequenas fazendas produtoras de soja.
Os serviços mais utilizados nas lavouras de soja são:
- Análises de satélite para mensurar biomassa (NDVI, NDRE);
- Análises de solo localizadas;
- Aplicações de insumos em doses variadas;
- Mapeamento de pragas, doenças e daninhas;
- Monitoramento de semeadura e colheita;
- Mapeamento de produtividade;
- Sistemas de posicionamento (GPS, GLONASS, GALILEO, etc);
- Piloto automático;
- Pulverização localizada;
- Corte de seção nas aplicações;
- Controle automatizado de doses;
- Condutividade elétrica do solo;
- Potencial de mecanização das áreas;
- Risco de capotamento de máquinas.
Tecnologias que sejam capazes de avaliar o solo, monitorar a colheita, mapear pragas e doenças e mensurar a produtividade da lavoura já podem ser utilizadas como equipamentos proprietários de pequenos produtores de soja.
A terceirização e contratações desses serviços por empresas presentes no mercado já são realidade em algumas fazendas pequenas de soja.
Tais tecnologias associadas a uma gestão agrícola eficiente auxiliam os produtores no controle geral de suas áreas.
O controle de estoque das fazendas demonstra quais insumos os produtores devem comprar, bem como suas quantidades, qualidades e validade dos produtos armazenados, a fim de não imobilizar um capital que pode ser necessário para um manejo futuro da propriedade agrícola.
Os softwares agrícolas permitem que o gerenciamento da fazenda possa ser realizado em diferentes níveis de colaboração.
Atualmente já é possível compartilhar com o agrônomo da fazenda ou com os consultores que prestam serviço inúmeros relatórios técnicos e financeiros para traçar estratégias que visam a redução de custos e aumento de produtividade no campo.
Desafios no Manejo da Lavoura de Soja
Muitos são os desafios no manejo de condução de uma lavoura de soja.
Existem inúmeras variedades de cultivares de soja disponíveis no mercado e uma vez que a gestão agrícola contabiliza todos os custos com insumos, manejo de pragas, doenças e controle de daninhas no campo, os pequenos produtores podem optar por variedades mais adequadas para suas regiões, que geralmente possuem ciclos entre 115 a 130 dias.
Durante o planejamento de semeadura da nova safra de soja, uma boa gestão agrícola pode auxiliar os produtores na escolha correta da cultivar dando preferência aquelas com alta produtividade e que sejam adaptadas ao zoneamento climático da região onde os produtores estão localizados.
O aplicativo ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) da Embrapa em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pode auxiliar os pequenos produtores a selecionar quais são as melhores variedades de soja para cada região a ser semeada.
O aplicativo é gratuito e pode ser instalado por qualquer produtor que queira conhecer sobre o zoneamento climático para sua região.
O aplicativo fornece dados de:
- Época de plantio;
- Tipo de solo;
- Balanço hídrico;
- Precipitação;
- Temperatura;
- Umidade;
- Disponibilidade de água no solo;
- Porcentagem de riscos;
- Histórico da área;
- Entre outros.
A gestão agrícola bem realizada na propriedade auxilia os produtores a conhecer o histórico das áreas, sendo possível traçar planos de manejo eficientes para controle de pragas, doenças e plantas daninhas dentro de suas fazendas.
Os principais desafios para realizar uma gestão agrícola eficiente são:
- Fatores climáticos;
- Custos elevados dos insumos;
- Dificuldade de conciliar a gestão da fazenda, manejo de campo e administração do negócio;
- Falta de conhecimento de novas tecnologias;
- Flutuações de preços no mercado interno e externo;
- Presença de pragas, doenças e daninhas;
- Compactação do solo;
- Baixa fertilidade dos solos;
- Falta de mão de obra qualificada.
Porém mesmo com tantos desafios acontecendo diariamente nas pequenas fazendas produtoras de soja, com adoção de tecnologias e gestão agrícola eficiente é possível que os produtores aumentem a qualidade e produtividade de suas lavouras.

Estratégias de inoculação e com inoculação devem ser levadas em consideração para uma maior fixação de nitrogênio e redução de custos com aplicações nitrogenadas em campo.
Aplicações nitrogenadas tem baixa eficiência devido às altas perdas no solo, e adoção de técnicas de fixação de nitrogênio em substituição à aplicação de adubos podem ter interferência direta nos custos das lavouras, bem como nos incrementos em produtividade.
Além disso, os produtores podem optar pela utilização de fertilizantes especiais como organominerais e condicionadores de solo.
Atualmente já existem no mercado fertilizantes orgânicos de alta qualidade sendo uma opção para pequenos produtores agregarem valor a sua soja produzida na fazenda.
A soja orgânica tem um valor diferenciado em relação à soja convencional no mercado, o que pode ser atrativo para pequenos produtores optarem pelo cultivo dessa oleaginosa.
As pequenas fazendas de soja possuem uma vantagem em relação às grandes fazendas, uma vez que os produtores conhecem como a palma da mão as regiões com maiores produtividades, a utilização de softwares e tecnologias de baixo custo podem trazer grandes benefícios nos custos de suas lavouras realizando uma dupla validação das informações.
Essa dupla validação consiste em cruzar o conhecimento adquirido no dia a dia no campo e as informações levantadas pela gestão agrícola bem feita da fazenda.
Conclusão
Uma boa gestão agrícola auxilia os pequenos produtores de soja a reduzirem os custos no campo, pois com melhor controle de toda a propriedade, manejos operacionais e decisões mais eficientes podem ser realizadas no dia a dia do campo.
Se essas informações estiverem tabuladas dentro de um software agrícola é possível identificar por meio dos relatórios quais são os gargalos produtivos da fazenda e traçar estratégias mais inteligentes com intuito de redução de custos nas fazendas de soja e incrementos em produtividade.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.