Combater pragas com inseticida natural: Será que funciona?

Combater pragas com inseticida natural: Será que funciona?

Publicado em: 23/12/2019

A infestação de pragas em lavouras pode causar impressionantes danos que giram em torno de R$55 bilhões/ano, segundo dados divulgados pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). Diante desse problema, o uso de muitas estratégias, como o uso do inseticida natural, começa a ser cada vez mais interessante.

Essa estratégia vem ganhando importância em razão de falha no uso de diversos inseticidas tradicionais. Essas falhas ocorrem devido ao baixo monitoramento, uso desenfreado e aumento da resistência das pragas a esses inseticidas.

Combater pragas com inseticida natural

Diante disso fica a pergunta: será que o uso do inseticida natural realmente funciona para realizar o combate de pragas?

A resposta é SIM. Se essa estratégia estiver bem posicionada e os inseticidas naturais forem aplicados com cuidado a perspectiva é de alcançar ótimos resultados.

Veja então informações sobre o uso de inseticidas naturais e saiba porque essa é uma ótima alternativa no combate às pragas!

 

Inseticida Natural: Alternativa para reduzir o uso de produtos químicos

No âmbito da agricultura, os inseticidas são produtos usados para combater a infestação de insetos e pragas nas lavouras. Estes são grandes aliados da produtividade e maior sanidade das culturas.

Entretanto, o uso destes produtos químicos está causando sérios problemas à atividade agrícola, principalmente em razão do uso excessivo, o que intensifica a pressão de seleção dos insetos, fazendo com que muitos compostos químicos percam em eficiência.

Por isso, além dos produtos químicos usualmente utilizados, é preciso ponderar o uso de outras formas para controlar insetos e pragas nas lavouras. Uma dessas formas é o uso do inseticida natural!

Na atualidade já existem diversas opções de produtos alternativos aos inseticidas químicos no mercado. Estes podem ser produzidos à base de micro e macrorganismos ou à base de extratos vegetais, como os bioquímicos e semioquímicos (feromônios e aleloquímicos).

O modo de ação de um inseticida natural segue o mesmo princípio dos defensivos agrícolas popularmente utilizados em lavouras, por isso o conhecimento de detalhes sobre o inseticida natural será de suma importância na escolha do produto a ser utilizado.

Também é preciso conhecer os diferentes modos de ação de inseticidas naturais. Estes modos de ação variam de acordo com a morfologia e o hábito alimentar dos insetos-praga.

 

Vantagens e desvantagens do uso do inseticida natural

Assim como ocorre com os inseticidas tradicionais, o uso de um inseticida natural apresenta algumas vantagens importantes, mas há também algumas desvantagens que precisam ser consideradas.

Entre as vantagens pode-se citar:

  • São uma ótima alternativa aos inseticidas químicos sintéticos, uma vez que podem ser empregados com o mesmo objetivo;
  • São facilmente biodegradados, por sua natureza orgânica, contribuindo para a diminuição da contaminação ambiental;
  • Contribuem para a segurança alimentar, melhorando a qualidade de vida e protegendo a saúde dos trabalhadores e consumidores;
  • São pouco propensos a promover resistência ou tolerância em pragas e patógenos;
  • São compatíveis com o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e com o sistema de manejo orgânico;
  • São mais econômicos quando comparados aos agrotóxicos sintéticos

Já as desvantagens desse tipo de inseticida são:

  • Quase sempre são menos eficientes que os produtos químicos sintéticos, sendo necessário fazer um manejo integrado;
  • Os resultados de combate às pragas nem sempre são imediatos;
  • Em geral, há a necessidade de maior número de aplicações, devido à baixa persistência;

 

Essa estratégia não funciona só com a agricultura orgânica!

Um dos grandes problemas relacionados ao uso de qualquer inseticida natural é o “preconceito” quanto a eficiência de uso. Muitos acham que essa estratégia só funciona na agricultura orgânica e em baixos níveis de produção, outros, por questões culturais, querem alternativas que tenham modo de ação muito rápido.

Mesmo diante dessa descrença é preciso reforçar que o inseticida natural não é recomendado somente para a agricultura orgânica. Há várias estratégias destinadas atualmente a todo tipo de atividade agrícola.

O importante é superar preconceitos e conhecer mais estas estratégias de combate e controle de pragas. Afinal de contas, o objetivo final será sempre o mesmo! Buscar eficiência no combate às pragas.

 

Principais inseticidas naturais que precisamos ponderar

Muitos são os inseticidas naturais que são regularmente pesquisados em topo tipo de situação. Mediante essas pesquisas, os principais inseticidas naturais que regularmente são considerados no combate de pragas na lavoura são:

Beauveria bassiana

Este é um fungo que parasita mais de 200 espécies de diferentes artrópodes, tais como a mosca branca e ácaros, onde se incluem os carrapatos.

Este fungo terá contato direto com o alvo, germinando na sua superfície, penetrando no tegumento e colonizando-o internamente, liberando toxinas. Essas toxinas levam os insetos à morte.

Inseticida Natural é eficiente?

Este fungo é ideal para o manejo integrado de pragas, ajudando a promover uma agricultura mais sustentável, preservando os inimigos naturais e o equilíbrio do ecossistema.

Metarhizium anisopliae

Esse inseticida natural é também um fungo e tem sido excelente no controle de pragas na lavoura. Seus esporos entram em contato com o inseto, penetrando sua cutícula e colonizando os órgãos internos do hospedeiro, que para de se alimentar e morre.

Este processo costuma ocorrer entre 2 e 7 dias após a aplicação do fungo, dependendo das condições climáticas.

Este fungo também tem o benefício de apresentar efeito residual. O inseto infectado e morto pela ação do Metarhizium anisopliae se transforma em um meio de cultura, aumentando a população do fungo, fato esse que auxilia no controle das gerações advindas de ninfas e ovos existentes na área.  

Bacillus thuringiensis

Esse tipo de inseticida natural é uma bactéria que auxilia principalmente no controle de lagartas ao ser ingerida pelo inseto.

Sua utilização é bastante conhecida pelas culturas Bt, onde os genes que produzem as proteínas tóxicas (conhecidas como Cry e que possuem o formato de cristais) às lagartas são incorporados às plantas de soja, algodão ou milho.

Por isso seu uso é bastante associado às plantas transgênicas, sendo um produto comercial registrado e que apresenta alta qualidade no mercado.

Chromobacterium subtsugae

Esse inseticida é também uma bactéria, tendo a capacidade de combater variadas pragas como percevejo, mosca branca, pulgões e ácaros.

Essa bactéria produz muitas substâncias tóxicas aos insetos, como a violaceína, polihidroxialcanoatos, cianeto de hidrogênio, antibióticos e quitinase. Exatamente por isso, seu modo de ação se dá através da sua ingestão pelos insetos.

Feromônios

O uso de feromônios (substâncias que os insetos utilizam na sua comunicação com os outros insetos da mesma espécie) também é outra estratégia natural que tem mostrado ótimos resultados no controle de pragas nas lavouras.

Basicamente, a função dos feromônios é interferir na comunicação de determinadas pragas. Para a eficiência dessa estratégia são instaladas nas lavouras armadilhas contendo mensageiros químicos com o intuito de atrair os insetos. Ao chegar até essas armadilhas, os insetos encontram pesticidas, sendo eliminados.

Esse método é racional e seguro e apresenta grande potencial de utilização em programas de manejo integrado de pragas, podendo ajudar a reduzir significativamente e, até mesmo, eliminar a utilização de defensivos químicos nas lavouras.

 

Conclusões

Os biopesticidas (ou simplesmente inseticida natural) são sim ótimas opções no combate de pragas em lavouras. Eles contribuem com uma agricultura mais sustentável e não provocam desenvolvimento da resistência dos insetos.

Além disso, mediante uma boa estratégia de manejo e os inseticidas naturais forem aplicados com cuidado, os resultados tendem a ser ótimos.

Por fim, é preciso deixar os preconceitos de lado e conhecer mais estas estratégias de combate e controle de pragas. Afinal de contas, os usos de tais inseticidas naturais são comprovados por muitos estudos.

 

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

defensivos pragas