Você sabe qual é a diferença entre calagem e gessagem? Sabe quais são os critérios para a escolha de cada uma e como a gestão agrícola pode te ajudar nesta tarefa?
Nesse texto você vai entender as diferenças entre essas práticas tão importantes para a agricultura e como a gestão agrícola pode te ajudar a escolher a melhor opção para a sua área.
Em geral, os solos brasileiros possuem elevada acidez, pouco cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S) - nutrientes essenciais - e muito alumínio (Al), que é tóxico às plantas.
Tudo isso prejudica o desenvolvimento das lavouras e compromete a produtividade.
No entanto, as práticas de calagem e gessagem podem ajudar a solucionar esses problemas.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Calagem x Gessagem: Como a Gestão Agrícola Ajuda na Escolha
- 1. Calagem
- 2. Gessagem
- 3. Principais Diferenças Entre Calagem e Gessagem
- 4. Como Saber se a Lavoura Precisa de Calagem ou Gessagem e Como a Gestão Agrícola Pode Ajudar na Escolha
- Falar com um analista CHBAGRO
Calagem
A calagem é uma prática utilizada, principalmente, para corrigir o pH ácido do solo.
O calcário, normalmente aplicado na forma de carbonato de cálcio (CaCO3), reage com a água e dissolve lentamente.
À medida que a dissolução ocorre há liberação do cátion básico Ca2+ e formação dos ânions HCO3- e OH-.
Esses ânions reagem com o cátion ácido H+ do solo e formam H2O e CO2.
A quantidade de H+ (acidez ativa) e de H° não dissociado (acidez potencial), ligado covalentemente nos coloides, diminui gradativamente.
O resultado é o aumento do pH ou a diminuição da acidez.
Além de corrigir o pH, a calagem também fornece Ca e Mg que são nutrientes essenciais para as plantas e que desempenham papéis importantes na estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos e no processo de fotossíntese.
Outro benefício é a redução do efeito tóxico de alguns elementos presentes no solo como o Al3+.
Gessagem
A gessagem é utilizada para insolubilizar o Al3+ do solo e fornecer nutrientes, principalmente Ca (mínimo 16%) e S (mínimo 13%), em profundidade para as raízes devido a elevada mobilidade do íon sulfato no perfil do solo.
O gesso agrícola, ou sulfato de cálcio (CaSO4), é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados e funciona como um condicionador de solo.
A medida que o gesso reage ocorre a liberação de SO42- que forma pares com o Al3+ [Al2(SO4)3, AlSO4+ e Al(OH)2+, espécies não tóxicas à planta], promovendo a melhoria das propriedades químicas do ambiente para que o sistema radicular possa desenvolver-se sem limitações.
O principal benefício da gessagem é o melhor desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular, favorecendo a absorção de água e nutrientes em profundidade.
Quanto maior a área explorada pelas raízes melhor será o aproveitamento desses recursos e isso também proporcionará maior resiliência à planta em condições de déficit hídrico.
Principais Diferenças Entre Calagem e Gessagem
CALAGEM | GESSAGEM |
Corrige a acidez do solo (eleva o pH) | Não corrige a acidez do solo |
Atua na camada superficial do solo (0-20 cm) | Atua em subsuperfície (> 20 cm) |
Fornece Ca e Mg | Fornece Ca e S |
Aumenta a retenção de cátions e melhora a disponibilidade de nutrientes às plantas | Favorece o crescimento radicular em profundidade no perfil do solo |
Como Saber se a Lavoura Precisa de Calagem ou Gessagem e Como a Gestão Agrícola Pode Ajudar na Escolha
A decisão de fazer calagem ou gessagem ou ambas deve ser baseada, principalmente, nas características químicas do solo.
Por isso, a análise de solo é a melhor ferramenta para diagnosticar a existência de barreiras químicas que comprometem o desenvolvimento das plantas.
Informações relevantes como o valor do pH, as concentrações de alumínio trocável (Al3+), cátions trocáveis (Ca2+, Mg2+e K+) e acidez potencial (H+ + Al3+) indicarão se o solo precisa desses manejos.
Com esses valores é possível calcular outros atributos e propriedades do solo, como a soma de bases (SB), a capacidade de troca de cátions (CTC), a saturação por bases (V) e a saturação por alumínio (m), além de calcular a necessidade de calagem que pode ser feita da seguinte forma pelo método da saturação por bases:
Em que:
- NC = necessidade de calagem (ton ha-1);
- CTC = capacidade de troca de cátions (mmolc dm-3);
- V2 = saturação por bases desejada para a cultura (%);
- V1 = saturação por bases atual do solo (%).
Solos com teor de Ca < 0,5 cmolcdm-3, Al > 0,5 cmolc dm-3 e/ou saturação por alumínio > 20% e/ou V% < 35% sinalizam a necessidade de gessagem.
Os principais critérios de recomendação de aplicação de gesso são os baseados na textura do solo (% de argila) de acordo com as seguintes equações:
a. Culturas Anuais
b. Culturas Perenes
Em que:
NG = necessidade de gesso (kg ha-1)
Além da análise de solo outras informações importantes podem auxiliar na tomada de decisão sobre o manejo a ser adotado como o histórico das práticas agrícolas realizadas na área, o orçamento para a safra, o retorno financeiro, entre outras.
Para isso, a gestão agrícola pode te ajudar a decidir qual a melhor opção e de forma mais eficiente, uma vez que você terá uma base de dados que darão suporte à tomada de decisão.
Você pode contar com inúmeras tecnologias e o uso de sistemas integrados de gestão como o software CHBAGRO que possibilita um monitoramento e uma análise da propriedade de forma mais dinâmica e detalhada.
Quanto mais informações você tiver sobre sua área, mais assertiva e eficiente será a sua tomada de decisões e isso refletirá diretamente nos resultados de sua safra.
Um sistema de gestão agrícola como o CHBAGRO pode te ajudar a controlar todos os processos da sua propriedade, inclusive a aplicação de calcário e/ou gesso.
Com o CHBAGRO você pode organizar e agregar dados sobre a área em um só lugar e obter relatórios completos de forma simples e rápida.
Além disso, você pode conectar a área operacional e administrativa de sua fazenda resultando em uma gestão agrícola integrada mais completa e eficiente.
Por exemplo, quando você lançar uma nota fiscal de compra de gesso ou calcário, automaticamente o sistema gerará a despesa no módulo financeiro, submeterá ao orçamento de safra, adicionará o insumo em seu estoque e gerará lançamento contábil e fiscal.
Na medida em que o operador agrícola aplicar estes insumos em sua lavoura o CHBAGRO realizará todos os cálculos necessários para lhe informar quanto custou cada talhão.
Economize tempo nas tomadas de decisões do seu dia a dia fazendo uma boa gestão agrícola na sua propriedade.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.