O preparo e o manejo do solo são etapas fundamentais que garantem o bom crescimento e desenvolvimento das plantas pelo suprimento de água e nutrientes e sustentação física, assim como a obtenção de plantas de qualidade, que completem o ciclo adequadamente e obtenham boas produtividades.

A gestão agrícola é uma ferramenta que auxilia de várias maneiras no planejamento das operações de preparo de manejo do solo e, consequentemente, no lucro da propriedade.
Para isso, é necessário conhecer a importância das principais etapas do processo produtivo, direcionar os gastos e otimizar as operações.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Benefícios da Gestão Agrícola no Preparo e Manejo do Solo
- 1. A Importância da Gestão Agrícola na Propriedade
- 2. Gestão Agrícola no Preparo e Manejo do Solo
- 3. Como a Gestão Agrícola Pode Auxiliar no Aumento do Lucro na Propriedade
- Falar com um analista CHBAGRO
A Importância da Gestão Agrícola na Propriedade
A gestão agrícola fornece ao produtor/administrador um maior domínio das ações que serão tomadas. Pela gestão agrícola é possível fazer o monitoramento assíduo dos insumos presentes na propriedade e fazer uso adequado destes, sem desperdícios.
Portanto, é importante destacar que gerenciar e planejar promovem a redução de gastos desnecessários, direcionam os custos e auxiliam na tomada de decisões assertivas.
A gestão agrícola nada mais é do que o processo de administrar e gerir a propriedade rural. A gestão da fazenda tem diversos objetivos, dentre os quais podemos destacar:
- Análise de todas as etapas do processo de produção;
- Identificar as possíveis correções durantes as etapas do processo produtivo;
- Reduzir os custos de produção;
- Otimizar atividades e tempo em cada operação;
- Ter clareza e controle das principais operações a serem realizadas;
- Aumentar a capacidade de analisar relatórios de cada safra ou ano agrícola;
- Auxiliar na tomada de decisões;
- Aumentar o lucro do produtor;
- Entre outros.
Para se ter uma boa gestão agrícola é necessário ter os processos da sua fazenda bem definidos e ter todos os dados registrados.
Desse modo, é recomendado ter várias informações antes, durante e depois do processo produtivo para emissão de relatórios e análise no decorrer do processo, não sendo recomendado uma análise apenas no final do ciclo/safra.
Em cada operação do ciclo de produção, é importante a identificação de cada etapa do ciclo e ter os custos diferenciados por essas etapas, colocando também as operações que cada uma tem. É importante identificar cada etapa e ter os custos devidamente descritos e detalhados.
Para o acompanhamento de anotação de todas as informações necessárias, é importante o uso de planilhas, aplicativos ou softwares agrícolas que podem auxiliar na organização das atividades, na análise de custo agrícola e na tomada de decisão ao longo do ciclo produtivo.
Gestão Agrícola no Preparo e Manejo do Solo
Sabemos que as etapas iniciais de preparo e manejo do solo são de elevada importância para garantir boas produtividades e, no caso de culturas perenes como a cana-de-açúcar, longevidade no canavial, além de aprimorar a qualidade do solo.
O preparo e manejo do solo são práticas fundamentais a serem adotadas para garantir boas produtividades. Estas etapas vão garantir o desenvolvimento radicular das plantas, absorção de água e nutrientes.
Uma gestão agrícola eficiente pode gerar diversos benefícios para o produtor nesta etapas.
Nos pontos abaixo, podemos listar algumas vantagens na adoção da gestão agrícola, de modo que todos esses custos devem ser contabilizados em uma planilha para o controle de fluxo de caixa:
- Controle de entrada e saída de insumos e fertilizantes;
- Momento ideal de aquisição de insumos;
- Planejamento da safra e entressafra.
Detalhadamente, temos:
Preparo e Manejo do Solo
O planejamento das operações na propriedade tem elevado impacto na utilização de máquinas e implementos agrícolas.
Sabe-se que a entrada de máquinas e implementos na área deve ser feita no momento correto, com a umidade do solo adequada a fim de evitar a compactação do solo. Portanto, otimização de entrada de máquinas na área de produção é feita por meio da gestão agrícola.
Além da otimização das operações, neste item também é importante considerar os custos com aluguel ou manutenção das máquinas e implementos agrícolas e custos com combustíveis.
A gestão e o planejamento agrícola também podem auxiliar na contabilização do custo hora/trabalho e mão de obra necessária em cada operação.
A Correção e Adubação do Solo
A gestão agrícola é uma prática imprescindível para a adequada correção e adubação e deve ser feita baseada na amostragem representativa da área.
Os corretivos e fertilizantes a ser utilizados então, devem estar disponíveis na propriedade para otimizar tempo e tornar o processo mais eficaz.
A Quantidade e o Momento Ideal para a Compra dos Corretivos e Fertilizantes
É importante considerar que devido às oscilação dos preços dos insumos e fertilizantes, é necessário uma compra certeira, ou seja, quantidade e momento certo para evitar desperdícios.
Para isso, a compra dos insumos deve ser feita no momento de preços baixos, pois isso promove a redução dos gastos de produção e aumento da margem de lucro do produtor.
O monitoramento dos preços, portanto, deve ser feito frequentemente, com o intuito de aproveitar a “queda dos preços” e evitar a falta do produto no momento de aplicação. Com essa prática é possível “fugir” de valores elevados.
Neste item, também é importante levar em consideração o frete até a propriedade, visto que a logística tende a oscilação dos preços no que depende da localização, distância e quantidade de produto.
É imprescindível destacar que a gestão dos insumos deve caminhar junto com o planejamento da safra e entressafra. E, o uso dos insumos deve ser planejado antes mesmo do plantio e ser revisado conforme o andamento da safra.

Como a Gestão Agrícola Pode Auxiliar no Aumento do Lucro na Propriedade
O solo é o meio de crescimento e desenvolvimento das plantas e o sucesso nas práticas iniciais de preparo e manejo do solo para a implantação e condução da lavoura irão garantir plantas sadias, boas produtividades, manutenção e/ou incremento da capacidade produtiva do solo a curto e longo prazo e, consequentemente, a longevidade do sistema agrícola.
Diante deste contexto, a gestão agrícola é imprescindível e deve ser adotada na propriedade.
Para isso, o planejamento pode ser feito com registro em planilhas, aplicativos ou softwares agrícolas que irão auxiliar a analisar o custo agrícola e na tomada de decisão ao longo do ciclo produtivo.
A utilização de software tem sido uma alternativa bastante eficiente e rápida que auxilia na otimização do tempo das operações e facilita o controle e acesso de informações.
O CHBAGRO pode auxiliar na gestão agrícola. Com todas essas informações em um único software proporciona ao produtor ter uma visão de toda a gestão da fazenda de forma assertiva e buscando ter maior lucratividade.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.