Agricultura digital no Brasil: Avanços e maiores desafios

Agricultura digital no Brasil: Avanços e maiores desafios

Publicado em: 21/10/2020

Está mais do que comprovado: a agricultura digital brasileira tem avançado significativamente nos últimos anos.

Se antes a digitalização da agricultura era vista como uma tendência, hoje vem sendo cada vez mais adotada por produtores de todo o Brasil, independente do seu porte, cultura e nível de produtividade.

Prova deste avanço é uma recente pesquisa feita pela Embrapa, Sebrae e Inpe, que revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.

Agricultura Digital

Mas, mesmo com todo esse avanço digital que a agricultura brasileira vem passando nos últimos anos, temos ainda alguns desafios que precisam ser superados pelo setor.

Entenda o que é a agricultura digital, veja quais são seus principais avanços e conheça quais são os desafios que ainda precisam ser superados pelo agricultor brasileiro dentro dessa pauta.

 

O que é a agricultura digital?

 A agricultura digital, ou simplesmente Agricultura 4.0, reúne tecnologias para otimizar as atividades do campo por meio de conectividade, sensoriamento remoto, big data, entre outras ferramentas relativas à tecnologia da informação.

Todos esses instrumentos, quando empregados na agricultura, terão a função de coletar, armazenar e analisar dados sobre clima, solo, lavoura e equipamentos de manejo.

Com essas informações é possível entender as variabilidades que ocorrem dentro da fazenda para, assim, propor soluções, como pulverização, adubação em taxas variáveis e planejamento mais preciso na aplicação de defensivos.

Por esse motivo, a agricultura digital tem como grande parceira a agricultura de precisão, caracterizada pelo uso de sensores e inteligência artificial que são aplicados às atividades rurais e que ajudam o produtor a aumentar sua lucratividade com custos menores, sem necessidade de aumentar a área de cultivo.

Esse avanço vai de encontro com os desafios impostos pelo aumento da demanda de alimentos, afinal, com a agricultura digital, o agricultor lança mão de diversas tecnologias que irão auxilia-lo tanto no aspecto operacional quanto nas decisões estratégias do negócio (aspecto gerencial).

 

A agricultura digital rapidamente cresce no Brasil

Ao longo da história, a agricultura brasileira passou por diversas evoluções. No começo, agricultores usavam instrumentos rudimentares, como enxadas e rastelos, depois vieram as máquinas que iniciaram um processo de mecanização na atividade rural. Agora já estamos em um novo patamar: a agricultura digital, que rapidamente avança no país.

Toda essa jornada digital no campo teve seu início pelos grandes grupos, como as usinas de cana-de-açúcar e os cotonicultores.

Atualmente, o cenário é um pouco diferente, com o investimento em novas tecnologias por todo tipo de produtor, como plantadeiras e colheitadeiras com ferramentas digitais integradas, sistemas de monitoramento de lavoura, ferramentas de gestão financeira, soluções de GPS e imagens de satélite, entre muitas outras.

Agricultura Digital

O uso de ferramentas digitais para produção e comercialização e o interesse por soluções digitais são os principais fatores que fizeram com que a digitalização rapidamente ganhasse adeptos no Brasil.

Esse foi um dos resultados de um estudo realizado pela Embrapa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os resultados deste estudo mostram que a facilidade de comunicação e de acesso à informação - proporcionada pela internet - representam a principal porta de entrada para introduzir o agricultor nessas novas tecnologias digitais.

Seja para agilizar a comunicação na hora de contratar um serviço, pesquisar o preço de um insumo ou para conduzir a propriedade com outros “olhos”, mapeando a lavoura, planejando a atividade e tomando decisões mais assertivas, a agricultura digital é uma das principais aliadas da produtividade agrícola.

A mesma pesquisa apresenta também outros resultados bastante interessantes, veja abaixo:

  • Mais de 70% dos produtores rurais disseram que acessam a internet para interesses gerais sobre agricultura, como obter ou divulgar informações relacionadas à propriedade, comprar insumos ou vender sua produção;
  • Cerca de 40% dos produtores disseram que usam novas tecnologias como canal para a compra e venda de insumos e da produção;
  • Um terço dos agricultores utiliza soluções digitais com o objetivo de mapear a lavoura e a vegetação e para a previsão de riscos climáticos.

Portanto, a agricultura digital se faz presente em todos os processos de um sistema de produção agrícola e a tendência é crescimento ainda maior. Mas para isso é preciso superar alguns desafios importantes, como veremos a seguir.

 

Mesmo com avanços, ainda são muitos os desafios da agricultura digital

Os agricultores brasileiros se mostram cada vez mais ávidos pelas tecnologias digitais no campo, conhecem seus benefícios e sabem da importância de digitalizar a propriedade. No entanto, algumas barreiras ainda desestimulam sua adoção por um maior número de agricultores.

Assim, apesar dos avanços, há ainda alguns desafios que dificultam a máxima popularização da agricultura digital no Brasil. O primeiro destes desafios tem relação com a cobertura de sinal de internet no campo, que ainda é ineficiente.

A deficiência de conectividade é um dos maiores entraves hoje para o desenvolvimento da agricultura digital, mencionada por 61,4% dos profissionais que responderam à pesquisa da Embrapa/Sebrae/INPE.

Além disso, somente os grandes produtores estão conseguindo investir em soluções para melhorar a conectividade em suas propriedades.

Outra barreira é a questão cultural, já que ainda existe uma visão de que a agricultura é destinada apenas aos grandes produtores com alta capacidade de investimento, entretanto já são muitas as aplicações de baixo custo que podem fazem a diferença e podem iniciar o agricultor nessa jornada da agricultura digital.

Podemos perceber também que há falta de informação e conhecimento sobre a importância dos avanços tecnológicos e como eles podem contribuir com o produtor, principalmente aquele de médio e pequeno porte.

A falta de conhecimento sobre quais são as tecnologias mais apropriadas para cada necessidade foi mencionada por 41% dos produtores que participaram da pesquisa da Embrapa/Sebrae/INPE.

Por fim, a falta de mão de obra qualificada é mais uma limitação que dificulta maior difusão da agricultura digital no Brasil, afinal muitos produtores têm tido na falta especialistas um grande freio para que as novas técnicas cheguem ao campo.

O exemplo mais claro disso é a falta de profissionais capacitados para manusear os veículos aéreos não tripulados (VANT), que hoje são cada vez mais necessários para a agricultura digital.

 

Invista em agricultura digital, mas tenha controle de tudo na palma da mão

Como visto, mesmo com muitos desafios, uma ou outra tecnologia associada à agricultura digital já está presente na grande maioria das propriedades rurais do Brasil.

Mas para que o agricultor não erre na adoção de uma nova tecnologia, ele precisa ter todos os controles do dia a dia da atividade na palma da mão.

Assim, o uso de novas tecnologias para melhorar o potencial produtivo da fazenda deve vir alinhada à um bom planejamento e gestão. Para isso, a adoção de um sistema de gestão é fundamental.

Um exemplo é o CHBAGRO, que é a escolha nº 1 do produtor rural.

O CHBAGRO nasceu no campo e ajuda fazendas a entrarem definitivamente no cenário digital, permitindo um controle financeiro automatizado e eficiente, além permitir total apuração de custos por fazenda e talhão, dia, mês e safra, ajudando na definição da melhor tecnologia.

Baseado em mais de 70.000 programas, com dados de mais de 2,1 milhões de hectares de 600 fazendas em todo Brasil, esse software conecta as áreas operacional e administrativa de fazendas resultando em um controle financeiro muito mais eficiente quando do uso de tecnologias de agricultura digital.

CHBAGRO - O único software completo para produtores rurais do Brasil.

---

Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!

Fale com analista CHBAGRO

O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.

Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.

 

tecnologia