Se você é produtor(a) rural, ou está na gestão de uma fazenda, já deve ter se deparado com alguma dificuldade na administração rural ao tentar alinhar a gestão financeira com a gestão agrícola.
Para solucionar essa contrariedade, não existe uma “receita de bolo” da qual a pessoa responsável pela fazenda deva seguir e tudo estará remediado.
Quem trabalha com o campo sabe que cada realidade é única e, por isso, vamos apresentar os principais pontos para uma boa administração rural, unificando o financeiro com o agrícola.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- Administração Rural: Como Unificar o Financeiro e o Agrícola
- 1. Definição de Processos na Gestão da Fazenda
- 2. Gestão Orçamentária
- 3. Contas a Pagar
- 4. Controle de Custos
- 5. Planejamento das Operações
- 6. Compra de Insumos
- 7. Estimativas de Produção
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Definição de Processos na Gestão da Fazenda
Inicialmente, a unificação desses setores parece um pouco distante da realidade da maioria dos produtores.
Entretanto, é uma questão de organizar e definir melhor os processos que ocorrem na gestão da fazenda como um todo.
Poderíamos citar diversas maneiras de fazer essa organização e cada gestão pode definir no formato que considera mais próximo do cenário de cada propriedade.
Mesmo não existindo uma “receita de bolo”, alguns pontos podem ser melhor explorados para que ocorra, com maior facilidade, a unificação do financeiro com o agrícola.
Vejamos a seguir.
Gestão Orçamentária
Dentre os pilares da gestão agrícola está a gestão orçamentária. E para que esta última se alinhe a todos os outros pilares, é preciso planejamento.
No planejamento, é possível prever o fluxo de caixa, orçamento e o plano de contas. Cada uma dessas seções deve entrar na gestão de forma criteriosa, onde o gestor deve alinhar todas as demandas da fazenda ao longo de toda a safra.
As metas devem ser ordenadas de acordo com o plano geral da fazenda. Não adianta fazer metas fora de contexto, sendo que existe um limite orçamentário para cada setor.
Todas as atividades a serem realizadas durante o período planejado devem ser monitoradas e computadas, até mesmo as mais simples.
Contas a Pagar
Todas as despesas dentro da fazenda devem ser monitoradas como contas a pagar, incluindo custos diretos e custos indiretos.
· Custos Diretos
Os custos diretos dizem respeito às operações diretas dentro de uma fazenda.
São aquelas que atuam diretamente no campo, seja no talhão, na cultura ou em alguma operação dentro da fazenda.
Normalmente, esses custos estão relacionados com insumos, mão de obra e operações mecanizadas.
· Custos Indiretos
Os custos indiretos são aqueles em que não há uma relação direta com a produção agrícola em si. Porém, são necessários para que a fazenda tenha uma boa gestão.
Esses custos são relacionados a energia elétrica da fazenda, água, telefone, salário dos gestores, consultorias e qualquer outra questão que não seja diretamente relacionada com a produção agrícola.
Controle de Custos
Não adianta saber quais são os custos se não há um controle efetivo.
É importante que, mesmo que esteja tudo documentado, exista uma gestão capaz de direcionar a melhor maneira de gastar os recursos da fazenda.
Quando a gestão opta por utilizar um sistema de gestão especializado, essa seção fica mais criteriosa devido aos pilares conduzidos que são a imparcialidade, sigilo e disponibilidade.
O CHBAGRO, que é um software de gestão agrícola, especializado e com uma tecnologia de ponta, disponibilizando soluções práticas e inteligentes que elevam a eficiência administrativa da fazenda.
Planejamento das Operações
Atrelado ao controle de custos está o planejamento das operações, em que a gestão deve se atentar em definir as estratégias mais importantes para as operações do setor agrícola.
Essas estratégias são facilitadoras do processo para reduzir custos operacionais, incentivar melhorias nas equipes e manter uma produtividade mais sustentável.
De maneira mais específica, o planejamento das operações visa ter uma visibilidade maior de todo o processo agrícola juntamente com a parte financeira.
Compra de Insumos
Os insumos agrícolas são parte imprescindível para o processo de produção agrícola.
Mesmo sendo uma parte com bastante relação ao planejamento de operações, a compra de insumos deve ter uma atenção à parte.
Após definir quais as principais operações agrícolas durante a safra, a gestão deve determinar como será a compra dos insumos e realizar de maneira racional.
Esse processo vai auxiliar o produtor a fazer as compras nos momentos mais oportunos e necessários.
Por exemplo, comprar defensivos químicos como inseticidas sem saber a real necessidade, pode causar sérios prejuízos.
Aqui também é importante definir se haverá monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas para utilizar preceitos de manejo integrado.
Dessa forma, as compras de insumos para a parte fitossanitária serão realizadas nos momentos adequados.
Importante lembrar que, mesmo sabendo que nem sempre a compra de insumos será semelhante entre as safras, é indispensável planejar um orçamento para essa compra.
Além da parte fitossanitária, existem outros setores que requerem esses gastos. Por isso, conhecer o histórico da área vai auxiliar a gestão a fazer as compras de forma racional e sustentável.
Estimativas de Produção
O controle da gestão com relação aos custos gerais da fazenda, unificando financeiro e agrícola, deve passar pela estimativa de produção.
A tomada de decisão para todos os setores anteriores precisa levar em consideração o que poderá ser produzido para que sejam feitos os investimentos corretos.
Com a tecnologia e o acesso às informações de maneira facilitada, é possível aferir diversos aspectos relativos à produção e que podem impactar ao final.
Questões como previsão de clima, possíveis secas ou temporadas de chuvas, fenômenos naturais e questões políticas devem ser consideradas.
Existem diversas empresas, públicas e privadas, que disponibilizam informações para que o produtor possa estimar sua produção e tomar as decisões necessárias.
Conclusão
É possível unificar a gestão financeira com a agrícola, mas, para isso, é necessário que os gestores façam um planejamento antecipado e prevejam tudo que possa ocorrer tanto no agrícola como no financeiro.
Citamos aqui todos os aspectos necessários para que a gestão conduza a fazenda e consiga direcionar a produção conforme o planejamento financeiro feito no início da safra.
Indicamos que utilizem um sistema de gestão para estruturar todos esse setores e terem em mãos as informações organizadas para decisões mais seguras.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.